CNU dos Professores: MEC anuncia concurso unificado para selecionar educadores para escolas públicas
Estados e municípios poderão optar por aderir a prova nacional, o Enade, ou seguir com próprios concursos
O Ministério da Educação (MEC) vai anunciar, em novembro, um pacote de ações voltado para os professores, com novidades como uma prova única para selecionar os profissionais e bolsas para licenciatura.
Apelidado de "Enem dos Professores", a seleção irá ajudar estados e municípios, que atualmente são responsáveis pelos concursos, a selecionar professores para escolas públicas de todo o país.
O concurso unificado ficará disponível para estados e municípios que quiserem aderir a avaliação, podendo, inclusive, seguir com os próprios concursos.
+ Enem 2024 acontece neste domingo (3); veja o que você precisa saber sobre o exame
O secretário executivo do MEC, Leonardo Barchini, falou sobre a importância da prova. “A ideia é que o ministério forneça as ferramentas para uma boa avaliação e que estados e municípios utilizem essa ferramenta da melhor maneira possível. Especialmente em municípios pequenos há uma dificuldade muito grande em organizar uma prova e organizar concursos”, afirmou.
A novidade também visa economizar recursos de estados e municípios com realização de concursos.
Entre as medidas também estão bolsas para apoiar estudantes que ingressem na universidade para seguir a carreira docente, uma espécie de “Pé-de-Meia” para licenciaturas.
+ Concurso público da Polícia Civil do DF abre inscrições para cargos na área administrativa
Segundo o governo, o país possui orçamento para o Enem dos professores. Já em ao relação ao Pé-de-Meia, a quantidade de bolsas disponibilizadas dependerá do orçamento.
As medidas detalhadas deverão ser anunciadas pelo governo em breve, conforme afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana, durante as reuniões do G20 em Fortaleza.