União Europeia fala em dar chance a negociações e suspende resposta a taxação de Trump por 90 dias
Anúncio foi feito pela presidente do bloco, Ursula von der Leyen, e teve impacto positivo no mercado financeiro

SBT News
A União Europeia resolveu dar uma chance à negociação. Foi o que escreveu a presidente da comissão, Ursula von der Leyen ao anunciar que a resposta à taxação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o bloco será suspensa por 90 dias.
+ Sobe para 184 número de mortos em desabamento de teto de boate na República Dominicana Para não aliviar tanto a corda da tensão assim, von der Leyen deixou claro que os preparativos para sobretaxar produtos norte-americanos continuam e podem voltar à tona, caso as conversas não caminhem para o que chamou de "satisfatório". "Todas as opções estão seguem sobre a mesa", finalizou.
O anúncio é uma resposta ao recuo de Trump. Na tarde desta quarta-feira (10), o presidente dos EUA anunciou que pausaria as sobretaxações por 90 dias, período em que será mantida a taxação mínima de 10% sobre produtos ao redor do mundo. Só a China, que respondeu na mesma moeda, segue taxada.
O efeito foi imediato nas bolsas ao redor do mundo. No Brasil, o Ibovespa (principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo - B3) reverteu as perdas e fechou com alta de 3%, aos 128.163,93 pontos. O dólar comercial, que havia atingido R$ 6,06 pela manhã, encerrou o dia em queda de 2,54%, cotado a R$ 5,845.
+ Zelensky critica China e diz que país 'fecha os olhos' para cidadãos lutando na Ucrânia
Mas não foi assim o dia todo. A China anunciou tarifas de 84% sobre os produtos americanos que passam a valer nesta quinta-feira (10). Isso fez com que os mercados derretessem com medo de uma Guerra Comercial com as duas maiores potências do mundo como protagonistas.