Publicidade
Mundo

Trump volta a falar em "caça às bruxas" contra Bolsonaro ao defender ex-presidente em post

Presidente dos EUA publicou nova mensagem de apoio ao aliado brasileiro e pediu para deixarem Bolsonaro "em paz"

Imagem da noticia Trump volta a falar em "caça às bruxas" contra Bolsonaro ao defender ex-presidente em post
Donald Trump e Jair Bolsonaro durante reunião bilateral em 2019 | Divulgação/Alan Santos/PR
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais. Em uma publicação na plataforma Truth Social, Trump afirmou novamente que o ex-presidente brasileiro é alvo de uma "caça às bruxas" e pediu para deixarem ex-mandatário "em paz".

+ AGU acompanha processo de empresas dos EUA contra Moraes e prepara possível defesa

Na noite dessa terça-feira (8), o presidente norte-americano reforçou discurso de que Bolsonaro sofre perseguição política no Brasil: "Deixem o Grande Ex-Presidente do Brasil em paz. CAÇA ÀS BRUXAS!!!", publicou.

Já é a segunda publicação nesta semana em que Trump sai em defesa de Bolsonaro. A primeira postagem foi feita na segunda (7), quando ele declarou:

"O Brasil está fazendo uma coisa terrível em seu tratamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu tenho assistido, assim como o mundo, como eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo", escreveu.

A resposta veio do próprio Bolsonaro. Ainda na segunda, ele agradeceu o apoio do republicano em uma publicação na rede X (ex-Twitter). "Recebi com muita alegria a manifestação do presidente Donald Trump", escreveu, comparando sua situação judicial à do norte-americano, que enfrenta diversos processos nos Estados Unidos, incluindo uma condenação por fraude comercial.

+ "Dê palpite na sua vida, não na nossa", diz Lula após postagem de Trump sobre Bolsonaro

Bolsonaro ainda exaltou a trajetória de Trump: "Mesmo implacavelmente perseguido, venceu para o bem dos Estados Unidos e dezenas de outros países verdadeiramente democráticos", declarou.

O republicano tem usado a expressão "caça às bruxas" desde o primeiro mandato para se referir a investigações que o miraram: como o inquérito sobre a interferência da Rússia nas eleições de 2016, as acusações de pressão sobre a Ucrânia em 2019 e os processos ligados à tentativa de reverter o resultado das eleições de 2020.

+ Trump volta a atacar Putin e avalia punições à Rússia

Trump e Bolsonaro governaram, respectivamente, os Estados Unidos e o Brasil entre 2019 e 2021 e mantêm uma relação de proximidade política desde então.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade