Publicidade
Mundo

"TikTok está de volta", diz Trump em evento na véspera da posse

O republicano afirma que vai emitir uma ordem executiva para anular a decisão da justiça e atrasar o bloqueio do aplicativo nos Estados Unidos

Imagem da noticia "TikTok está de volta", diz Trump em evento na véspera da posse
Foto: Patrícia Vasconcellos
Publicidade

Washington DC - Quarteirões e mais quarteirões fechados. A posse de Donald Trump e JD Vance teve mudança de roteiro na programação original pela previsão do tempo e mesmo assim movimentou a capital americana. Há carros e homens do exército em prontidão junto aos policiais que estão nas ruas apesar dos termômetros marcarem menos 12º C nesta segunda-feira (20).

+ Trump toma posse como presidente dos EUA nesta segunda (20); veja quem vai à cerimônia

"Acho que foi uma boa ideia evitar que as pessoas congelam lá fora", disse Stacy ao SBT. Ela veio da Carolina do Norte, mas não conseguiu fugir do frio. Relatou que esperou oito horas até a abertura dos portões. Uma amiga que também estava no grupo, Tony, afirma que fez questão de vir para celebrar uma mudança que era necessária. "O pais está indo na direção errada", conta.

Antes de Donald Trump, subiram ao palco nomes que integrarão o futuro governo, como Stephen Miller, que será o Secretário de Segurança Nacional. "Após quatro anos de humilhação, os americanos elegeram Trump e JD Vance", disse o nome que será um dos principais conselheiros de Trump na Casa Branca.

+ Posse de Trump: saiba como será a cerimônia, o horário e onde assistir

Elon Musk também subiu ao palco. Falou por pouco tempo, mas deu o recado: "a vitória é apenas o começo". Trump discursou por quase uma hora. Falou sobre acabar com um sistema falho na capital americana, resolver a questão nas fronteiras e confirmou que o TikTok está de volta. O presidente que toma posse nesta segunda-feira, disse que conversou com o CEO da empresa, que pertence à chinesa ByteDance. Trump disse que ele é um rapaz inteligente e que ele decidiu que o TikTok seria um consorcio com metade da participação americana e nao como a justiça determinou. O Departamento de Justiça mandou que a Byte Dance venda cem por cento das cotas para americanos porque a posse por uma companhia com sede em Pequim é um risco à segurança nacional.

"Gostem ou não do TikTok vamos fazer muito dinheiro", disse Trump, afirmando que o aplicativo está de volta.

+ Em último discurso antes da posse, Trump diz que vai parar as "invasões à fronteira"

Trump voltará à Capital One nesta segunda-feira porque parte da cerimônia de posse foi alterada. Tudo que estava agendado para a área externa não vai mais acontecer pelas baixas temperaturas. "O primeiro dia é o mais fácil porque isso já estava programado. O que não estava programado o que vai acontecer na segunda-feira. Não só a cerimônia tradicional mudou de fora pra dentro do capitólio, mas também o desfile presidencial que ia ser na rua na avenida Pensilvânia vai vir para cá também para o Capitol One Arena.

O pessoal do desfile, quem ia participar do desfile, todos vão ter que entrar aqui", disse ao SBT Jaime Florez, integrante do Comitê Presidencial de Posse.

A agenda de Trump e Melania começa às 10h pelo horário de Brasília.

Foto: Patrícia Vasconcellos
Foto: Patrícia Vasconcellos
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade