Trump toma posse como presidente dos EUA nesta segunda (20); veja quem vai à cerimônia
Evento será realizado no Capitólio, em Washington; embaixadora do Brasil na capital americana representa o país
SBT News
A posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, vai reunir aliados políticos, magnatas e celebridades nesta segunda-feira (20). A cerimônia será realizada no Capitólio, em Washington.
+ Trump anuncia retorno do TikTok durante comício
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não comparecerá à cerimônia. O Brasil será representado pela embaixadora do país na capital americana, Maria Luiza Viotti.
Em cerimônias de posse no exterior, é comum que, por questões de segurança, os diplomatas representem o país — como no caso brasileiro. Apesar disso, a Reuters já confirmou que o presidente da Argentina, Javier Milei, estará na posse. A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, também é esperada.
+ Em último discurso antes da posse, Trump diz que vai parar as "invasões à fronteira"
Advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmam que ele foi convidado. No entanto, o político não pôde comparecer ao evento por conta da retenção de seu passaporte. Na última quinta (16), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o pedido de devolução do documento. Após a decisão, Bolsonaro disse que será representado pela esposa, Michelle.
Segundo o site Politico, Trump também convidou políticos de partidos conservadores da Europa, como Tino Chrupalla, do Alternativa para a Alemanha (AfD), e o espanhol Santiago Abascal, do VOX.
+ Elon Musk vai liderar Departamento de Eficiência Governamental, diz Trump
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, não foram convidados. Já Viktor Orbán, da Hungria, e Xi Jinping, presidente chinês, recusaram o convite.
Também estão entre os convidados Elon Musk, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg. O jornal The New York Times aponta que ainda está na lista o CEO do TikTok, Shou Zi Chew. A presença ocorre um dia após o aplicativo ser suspenso e restabelecido no país.
Quanto aos artistas, está programada uma apresentação da cantora Carrie Underwood no Capitólio.