Elon Musk vai liderar Departamento de Eficiência Governamental, diz Trump
Bilionário foi um dos maiores apoiadores do presidente eleito; ele discursou ao lado do filho
Vicklin Moraes
O presidente eleito Donald Trump anunciou neste domingo (19), durante comício na arena Capital One, que o bilionário Elon Musk, proprietário do X, SpaceX e Tesla, irá lider um novo Departamento de Eficiência Governamental na Casa Branca.
+ Trump lança criptomoeda própria e surpreende mercado
Elon Musk subiu ao palco acompanhado do filho, chamado X Æ A-12, fruto de seu relacionamento com a cantora canadense Grimes.
"Nós queremos promover muitas mudanças; esta vitória é histórica. O que importa a partir de agora é implementar transformações significativas, criando uma base sólida para que a América seja forte por todo o século e para sempre, tornando-a grande novamente", disse Elon Musk em seu discurso.
O objetivo do novo departamento seria "desmantelar a burocracia governamental", impulsionar "uma reforma estrutural em larga escala" e cortar gastos.
No comício realizado na Capital One, Trump comunicou que planeja viajar para Los Angeles nesta sexta-feira (24), para avaliar os danos dos incêndios florestais que mataram cerca de 27 pessoas e devastaram a maior área urbana da Califórnia em pelo menos 40 anos.
Nesta segunda-feira (20), Donald Trump será empossado como 47º presidente dos Estados Unidos. Diferente da primeira posse, em 2017, a cerimônia promete ser mais pacífica e organizada. Ela será dividida em quatro dias, com shows, jantares e eventos religiosos.
+ Posse de Trump: quais eventos marcam o retorno do ex-presidente à Casa Branca
A cerimônia de posse terá início às 14h, horário de Brasília.