Taxação de ricos e congelamento de aluguéis: veja propostas de Zohran Mamdani, novo prefeito de Nova York
Socialista democrático e primeiro prefeito muçulmano de NY venceu com foco na redução do custo de vida

Caroline Vale
Na cidade de Nova York, Zohran Mamdani colocou a redução do custo de vida como tema central de sua campanha. O socialista democrático venceu a eleição para prefeito nessa terça-feira (4) e será o primeiro prefeito muçulmano da maior cidade dos Estados Unidos.
Entre suas propostas para Nova York, ele defende a taxação dos mais ricos para financiar o congelamento de aluguéis, além de creches e ônibus gratuitos.
+ Conheça Zohran Mamdani, muçulmano socialista, novo prefeito de Nova York
O democrata superou o candidato independente Andrew Cuomo, de 67 anos, ex-governador e ex-democrata, com 56% dos votos. Cuomo, que renunciou ao cargo de governador há quatro anos após alegações de assédio sexual que ele nega, definiu Mamdani como um esquerdista radical cujas propostas eram inviáveis e perigosas.
Em um sinal de como a campanha de Mamdani havia energizado muitos eleitores, mais de 2 milhões de votos, incluindo os votos antecipados, foram computados em toda a cidade. De acordo com a junta eleitoral, foi o maior número em uma eleição para prefeito desde pelo menos 1969.
Propostas de Mamdani
Nascido em Kampala, na Uganda, Zohran Mamdani, de 34 anos, foi criado em Nova York, fala seis idiomas e era deputado estadual. Carismático, ele anunciou sua candidatura pelo TikTok, isso enquanto corria uma maratona no início de junho.
+ Trump ameaça cortar fundos para Nova York caso candidato socialista vença
Durante toda a campanha, Mamdani defendeu propostas ousadas, entre elas:
- Taxação de ricos: apoia taxação de empresas e pessoas ricas (quem ganha mais de US$ 1 milhão por ano) para financiar políticas ambiciosas de esquerda. Ele também propôs um aumento na alíquota do imposto corporativo municipal. No entanto, ele precisa da aprovação da Assembleia Legislativa do estado e do governador para qualquer aumento de impostos;
- Creches gratuitas: a proposta é ter creches gratuitas para todas as crianças com idades entre 6 semanas e 5 anos, além de expandir os programas pré-escolares e de educação infantil já existentes;
- Transporte público gratuito: ele propôs expandir um programa piloto implementado durante a pandemia e eliminar as tarifas em todos os ônibus da cidade, além da expansão das faixas exclusivas para os coletivos;
- Congelamento de aluguel: Mamdani propõe congelar os aluguéis dos quase um milhão de apartamentos com aluguel estabilizado em Nova York. A medida, sem custo direto para o município, dependeria apenas do Conselho de Diretrizes de Aluguel, cujos membros são indicados pelo prefeito;
- Supermercados subsidiados: Mamdani também propôs a criação de cinco supermercados subsidiados pelo governo. Segundo ele, os estabelecimentos ajudariam a conter o aumento dos preços dos alimentos, utilizando terrenos municipais para as lojas, adquirindo produtos a preços de atacado e isentando os proprietários do pagamento de impostos sobre a propriedade.
Os republicanos já sinalizaram que pretendem apresentar Mamdani como a figura central do Partido Democrata, que governa Nova York desde 2014. Trump rotulou Mamdani incorretamente de "comunista" e prometeu cortar o financiamento da cidade em resposta à ascensão do novo prefeito nova-iorquino.







