Mundo

Senado dos EUA avança com projeto para encerrar ‘shutdown’ do governo

Texto é fruto de acordo firmado entre parlamentares democratas e republicanos na última semana

Imagem da noticia Senado dos EUA avança com projeto para encerrar ‘shutdown’ do governo
Congresso dos Estados Unidos | Flickr
Publicidade

O Senado dos Estados Unidos avançou, neste domingo (9), em relação a uma medida destinada a reabrir o governo federal e encerrar uma paralisação de 40 dias que afastou funcionários federais, atrasou a ajuda alimentar e atrapalhou as viagens aéreas.

Em uma votação processual, os senadores apresentaram um texto já aprovado pela Câmara, que foi modificado para combinar uma medida de financiamento temporário para o governo — válida até janeiro de 2026 — com um pacote de três projetos de orçamento anual.

Pelo acordo firmado no Senado, os republicanos aceitaram realizar uma votação em dezembro para ampliar os subsídios previstos na Lei de Cuidados Acessíveis (Affordable Care Act) — uma das principais prioridades dos democratas nas negociações sobre o financiamento.

A resolução também reverteria, ao menos em parte, as demissões em massa de funcionários federais realizadas pelo governo Trump durante a paralisação, além de garantir, por um ano, o financiamento dos benefícios do Programa de Assistência Nutricional Suplementar (SNAP).

O acordo foi intermediado por dois democratas de New Hampshire, as senadoras Maggie Hassan e Jeanne Shaheen, e por Angus King, um independente do estado do Maine. O líder da minoria no Senado, Chuck Schumer, o principal democrata da Casa, afirmou que votará contra a medida.

"Todos os funcionários federais, incluindo membros de nossas forças armadas e da Guarda Costeira, policiais do Capitólio, agentes da Patrulha de Fronteira, rastreadores da TSA, controladores de tráfego aéreo, receberão seus salários atrasados" sob o acordo, disse a senadora republicana Susan Collins, presidente do Comitê de Apropriações do Senado, sobre a medida.

O domingo marcou o 40º dia da paralisação, que afastou os trabalhadores federais e afetou a ajuda alimentar, parques e viagens, enquanto a escassez de pessoal de controle de tráfego aéreo ameaça atrapalhar as viagens durante a movimentada temporada de férias de Ação de Graças no final de novembro.

+ Sobe para 13 o número de mortos em queda de avião de carga nos EUA

O senador Thom Tillis, republicano da Carolina do Norte, afirmou que os efeitos crescentes da paralisação levaram a câmara a um acordo. "As temperaturas esfriam, a pressão atmosférica aumenta lá fora e, de repente, parece que as coisas vão se encaixar", disse Tillis.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade