Sem consenso, Republicanos e Democratas debatem shutdown nos Estados Unidos
Entenda o que é o Filibuster, mecanismo que permite a paralisação de projetos no Congresso dos EUA

Patrícia Vasconcellos
Washington DC - A paralisação do governo dos Estados Unidos entrou no 38º dia nesta sexta-feira, 7 de novembro. É a mais longa da história. Enquanto os legisladores ensaiavam mais uma votação para o orçamento dos próximos meses no Congresso, Donald Trump pressionava: "o Senado dos Estados Unidos não deveria deixar a cidade até que um acordo sobre o shutdown seja atingido. Se eles não conseguem chegar a um acordo, devem terminar este bloqueio imediatamente", disse o presidente em sua rede Truth Social.
A ausência de consenso no Capitólio é uma forma de pressão política. Os Democratas, do partido que hoje faz oposição, querem um orçamento do jeito deles para que a verba destinada não tenha, por exemplo, cortes em alguns setores específicos. Os Republicanos, por outro lado, afirmam que o impasse gera prejuízos à sociedade e aos trabalhadores, como atraso na folha de pagamentos. Isso já é realidade e a consequência é, por exemplo, o cancelamento de quatro por cento dos voos em todo o país por orientação da Agência Federal de Aviação.
Os controladores de voo estão com parte dos contracheques congelados. Para evitar uma sobrecarga em cima dos que estão trabalhando, os voos foram reduzidos. A princípio, o cancelamento afeta trajetos locais para cidades menores.
Apesar dos senadores Republicanos serem maioria, eles não garantem a aprovação do orçamento por conta de uma tática processual permitida no Senado dos Estados Unidos, chamada 'filibuster'. A ferramenta legal permite o bloqueio do Congresso americano.
O que é o filibuster
Nessa tática, um só senador ou um grupo de senadores pode atrasar ou bloquear a votação de um projeto de lei, prolongando o debate. Para encerrar o filibuster, é necessário invocar um outro processo chamado clotura, que atualmente exige uma maioria de três quintos ou 60 senadores.
Permitido por tradição, o filibuster pode levar a debates ilimitados. Permite discursos longos e outras táticas usadas por legisladores que desejam apenas atrasar ou impedir uma votação final. Se um senador sinalizar que deseja obstruir a votação, ele sinaliza e o Senado precisará obter 60 votos para encerrar o assunto.
Uso moderno: Em sua forma moderna, um senador não precisa fazer um discurso longo e dramático. Em vez disso, ele pode simplesmente sinalizar sua intenção de obstruir a votação, e o Senado precisa obter 60 votos para encerrar o debate. Hoje os senadores Republicanos somam 53 cadeiras no Senado.
Nas redes sociais Donald Trump escreveu: "chegou a hora dos republicanos jogarem a carta Trump e partirem para o que é chamado opção nuclear - acabar com o filibuster e acabar agora".
Departamento de Justiça deverá investigar o preço da carne nos EUA
Donald Trump informou nesta sexta (7) que orientou o Departamento de Justiça a começar uma investigação imediatamente sobre as empresas da carne que, segundo o presidente norte americano, "elevam o preço do produto por meio de conluio ilícito, fixam e manipulam preços". Donald Trump ainda afirmou que os preços altos são inflados de forma artificial prejudicando a oferta nacional e afirmou que as empresas são, em maioria, estrangeiras.
Sem citar qualquer país, chamou o DOJ a agir para proteger os consumidores e combater, segundo ele, os monopólios.









