Secretário de Estado dos EUA faz visita surpresa a Ucrânia para reafirmar apoio ao país
Antony Blinken se encontrará com autoridades para debater situação na guerra e questões de defesa e segurança
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, desembarcou em Kiev, capital da Ucrânia, na madrugada desta terça-feira (14). A visita surpresa faz parte de uma missão diplomática para reforçar o apoio de Washington e tranquilizar o governo ucraniano em meio à invasão russa. Essa é a quarta viagem de Blinken a Kiev desde o início da guerra.
+ Guardas ucranianos são presos acusados de planejar assassinato de Zelensky
Em comunicado, a Casa Branca informou que Blinken irá se reunir com o presidente Volodymyr Zelensky e outras autoridades, com quem ressaltará o compromisso do governo Biden com a defesa e a segurança da Ucrânia. O encontro incluirá ainda atualizações sobre o campo de batalha, além de planos para a recuperação econômica do país.
A visita do secretário de Estado ocorre menos de um mês após o Congresso aprovar o pacote de US$ 60 bilhões em assistência externa à Ucrânia. Grande parte do montante foi destinado para reabastecer os sistemas de artilharia e defesa aérea, que estavam em escassez. Interceptadores de defesa aérea e mísseis balísticos já foram entregues.
O reforço no setor armamentista acontece num momento crucial para a Ucrânia. Isso porque, em meio ao enfraquecimento das tropas, as forças russas intensificaram os ataques aéreos e avançaram com a ofensiva no país. Alguns ganhos territoriais significativos foram registrados, como na cidade de Avdiivka, no leste da Ucrânia.
+ Ucrânia: quase todos os cenários favorecem a Rússia
Além da artilharia, o governo ucraniano vem criando meios para aumentar o número de soldados na linha de frente. Na última semana, por exemplo, o Parlamento aprovou um projeto para permitir a mobilização voluntária de presidiários na guerra. Uma semana antes, Zelensky aprovou a lei que endurece o alistamento nas Forças Armadas.