Rússia reivindica controle da cidade de Avdiivka após retirada ucraniana
Vitória territorial oferece vantagem às tropas russas na área ao redor de Donetsk
A Rússia afirmou, na noite de domingo (18), que assumiu o controle total da cidade de Avdiivka, no leste da Ucrânia. A declaração ocorreu após a retirada das tropas ucranianas da região, resultando no primeiro ganho territorial significativo das tropas russas desde maio do ano passado, quando os soldados ocuparam a cidade de Bakhmut.
+ Alexei Navalny entra para a lista de adversários de Putin mortos em condições misteriosas
Em comunicado, o presidente russo Vladimir Putin parabenizou os soldados russos pela "importante vitória". O mesmo foi feito pelo porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, major-general Igor Konashenkov, que informou que as tropas estão tomando medidas para “limpar” a cidade de militantes e bloquear a entrada de forças ucranianas.
Com a tomada de Avdiivka, as tropas russas têm agora o controle total da área ao redor de Donetsk - região que foi anexada ilegalmente por Putin em outubro de 2022. O cenário oferece vantagem para o exército de Moscou, que vem aumentando a ofensiva no país em meio à escassez de poder militar das tropas ucranianas.
Para aumentar o envio de ajuda financeira, o presidente Volodymyr Zelensky se reuniu com líderes europeus e norte-americanos na última semana, garantindo mais 3 milhões de euros em auxílio militar da França e 7 bilhões de euros da Alemanha. Por telefone, o líder conversou com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que espera a decisão do Congresso sobre o envio de mais US$ 60 bilhões a Kiev.