Posse de Trump e JD Vance esquenta dias com temperatura negativa em Washington DC
"Temos certeza que a relação entre Brasil e Estados Unidos só pode melhorar", diz representante do Comitê de Posse Presidencial
Patrícia Vasconcellos
Washington DC - A neve que caiu nos últimos dias na capital americana ainda é vista pelas ruas e a previsão do tempo é de temperaturas ainda mais baixas na segunda-feira (20). Antecipando uma situação climática que pode gerar mais que desconforto, Donald Trump anunciou nesta sexta-feira (17) que a cerimônia de posse será no interior do Capitólio. "É minha obrigação proteger as pessoas do nosso país. Não quero ver pessoas feridas de qualquer forma. São condições perigosas para policiais, seguranças, milhares de pessoas e até os cavalos que estarão do lado de fora por muitas horas", disse Trump. Em frente ao Capitólio, a estrutura para receber milhares de pessoas segue com a preparação adiantada.
+ Posse de Trump: quais eventos marcam o retorno do ex-presidente à Casa Branca
Centenas de cadeiras já estão posicionadas no chamado "National Mall", área verde na região central de Washington. Há também telões e equipamentos de som a postos.
"A eleição ficou para trás, os problemas do país são sérios, é preciso que todo mundo ajude a resolver", disse ao SBT Jaime Florez, do Comitê da Posse Presidencial. "Esperamos que o dia da posse do presidente Trump seja um dia de muita alegria".
+ Trump se envolveu em 'esforço criminoso' para derrubar eleição de 2020, conclui processo
Florez também afirmou que é um privilégio para os latinos ter Marco Rubio como terceiro nome na linha de comando da próxima gestão. Rubio será o Secretário de Estado.
"Pela primeira vez na história dos Estados Unidos, um Secretário de Estado, um chanceler, tem origem latina. Marco Rubio é nascido em Miami mas é filho de pais cubanos. É alguém que conhece muito bem a realidade da América Latina e isso vai ser muito muito importante. Principalmente quando Biden, na saída, decide tirar Cuba da lista dos países que patrocinam o terrorismo e isso para a comunidade cubana que está na Flórida é um sacrilégio", diz Florez.
+ Trump planeja 100 ordens executivas para primeiro dia de mandato; saiba prioridades
Jaime Florez também avalia que a relação de Brasil e Estados Unidos é muito boa e seguirá assim. "A imigração brasileira nos Estados Unidos nunca deu nenhum tipo de problema. Ninguém vê qualquer imigrante brasileiro com algum tipo de rejeição. Pelo contrário, o imigrante brasileiro é muito bem recebido nos Estados Unidos. Nós temos certeza que a relação entre Brasil e Estados Unidos só pode melhorar", disse.
A festa republicana pela vitória de Trump e JD Vance começa já no fim de semana. No sábado (18), haverá uma festa com queima de fogos na residência de Trump na Virginia e, no domingo (19), um grande comício acontece na capital do país. Está confirmada a apresentação do grupo musical Village People, que canta a música YMCA, que virou hit nos eventos do próximo presidente americano.
+ Trump é condenado em caso de suborno envolvendo ex-atriz pornô, mas não terá punição