Mundo

Papamóvel de Francisco é transformado em clínica móvel para crianças de Gaza

Iniciativa foi abençoada pelo pontífice antes de sua morte, em abril, e confiada à organização Cáritas, que supervisionou projeto de conversão do veículo

Imagem da noticia Papamóvel de Francisco é transformado em clínica móvel para crianças de Gaza
Papamóvel é transformado em clínica móvel para crianças de Gaza | 20/05/2025/Reuters/Mussa Qawasma
Publicidade

Um veículo usado pelo falecido papa Francisco durante uma visita a Belém, há mais de uma década, foi transformado em uma clínica móvel de saúde que líderes cristãos esperam que em breve seja usada para fornecer atendimento a crianças palestinas em Gaza.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

A iniciativa foi abençoada por Francisco antes de sua morte, em abril, e confiada à organização católica Cáritas, que supervisionou o projeto de conversão do veículo, apresentado nesta terça-feira (25).

"Estamos satisfeitos por termos aqui uma contribuição significativa para os cuidados de saúde das crianças em Gaza", disse o secretário-geral da Caritas, Alistair Dutton, em uma coletiva de imprensa em Belém.

Francisco havia utilizado o veículo, uma picape Mitsubishi adaptada doada pelo presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, durante sua visita a Belém, na região da Cisjordânia, em 2014.

Entrada em Gaza

A plataforma aberta na parte traseira do veículo, onde o papa costumava ficar enquanto viajava por Belém, foi agora fechada e convertida em área de tratamento infantil.

"Este veículo é um testemunho de que o mundo não se esqueceu das crianças de Gaza", disse o cardeal Anders Arborelius, de Estocolmo, que havia abordado Francisco antes de sua morte sobre a ideia da Cáritas de converter o antigo papamóvel em uma clínica pediátrica móvel.

O secretário-geral da Cáritas Suécia, Peter Brune, afirmou que a clínica móvel tem capacidade para atender cerca de 200 crianças por dia.

Mas não estava claro quando o veículo entraria em Gaza, onde um cessar-fogo ainda se mantém formalmente, apesar dos frequentes ataques aéreos israelenses ao território devastado por dois anos de guerra.

"Assim que possível", disse Dutton, recusando-se a comentar mais. O Cogat, órgão do governo israelense responsável por coordenar a entrada de ajuda humanitária no enclave, também se recusou a comentar quando questionado sobre o pedido.

O padre Ibrahim Faltas disse esperar que o veículo seja transferido para Gaza em um "futuro próximo", afirmando à Reuters que o papamóvel transformado em clínica está pronto para ajudar as crianças.

Morte de crianças

A Unicef, agência das Nações Unidas para a infância, afirmou na sexta (21) que pelo menos 67 crianças foram mortas em incidentes que classificou como relacionados ao conflito, desde que o cessar-fogo entrou em vigor.

Os militares israelenses afirmaram que estavam visando militantes que representavam uma ameaça para seus soldados que ocupam metade da Faixa de Gaza.

Francisco se manifestou frequentemente sobre a guerra em Gaza e, em janeiro, classificou a situação humanitária na região como "vergonhosa". Ele também pediu a libertação dos reféns feitos prisioneiros por militantes palestinos, encontrou-se com seus familiares e condenou o ataque do Hamas a Israel, que desencadeou a guerra.

O papa também era conhecido por conversar por telefone com a pequena comunidade cristã de Gaza todas as noites durante a guerra.

"Sabemos o quanto o papa Francisco amava o povo da Terra Santa, o povo de Belém e, especialmente, o povo de Gaza", disse o padre Faltas, representante dos Frades Franciscanos no Estado da Palestina.

(Reportagem de Alexander Cornwell)

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade