Publicidade
Mundo

Papa Leão XIV pede libertação de jornalistas presos por terem buscado a verdade

Novo pontífice realizou primeiro encontro com a imprensa mundial nesta segunda (12)

Imagem da noticia Papa Leão XIV pede libertação de jornalistas presos por terem buscado a verdade
Papa Leão XIV realiza primeira coletiva de imprensa de seu pontificado | Reprodução/Vatican News
Publicidade

O papa Leão XIV realizou o seu primeiro encontro com a imprensa mundial, na manhã desta segunda-feira (12), com a presença de mais de seis mil jornalistas. A coletiva, que aconteceu no Salão Paulo VI, no Vaticano, se tornou uma prática comum quando um novo pontífice é eleito pelo conclave. Ele destacou a importância da comunicação como instrumento de paz e agradeceu o "serviço à verdade".

Durante o encontro, o sucessor de Francisco pediu para que os jornalistas desarmem a comunicação do ódio e do preconceito. O pontífice, que foi eleito na última quinta-feira (8), também pediu o fim da "guerra de palavras".

+ Papa Leão XIV diz em primeira missa que espera ser "farol que ilumina as noites do mundo"

"Vocês estão na linha de frente narrando conflitos e esperanças de paz, situações de injustiça e pobreza, e o trabalho silencioso de muitos por um mundo melhor. Por isso, peço-lhes que escolham com consciência e coragem o caminho da comunicação da paz", disse o papa Leão XIV.

Ele também se solidarizou e pediu pela liberdade de expressão, com a libertação dos jornalistas presos por exercerem sua profissão. "A Igreja reconhece nestas testemunhas, penso naqueles que relatam a guerra mesmo à custa da própria vida, a coragem de quem defende a dignidade, a justiça e o direito dos povos à informação, porque só os povos informados podem fazer escolhas livres", disse o líder da Igreja Católica.

O papa ainda afirmou que "vivemos tempos difíceis de percorrer e contar, que são um desafio para todos nós e dos quais não devemos fugir". Leão XIV ainda destacou que a comunicação tem que ser "capaz de ouvir, de acolher a voz dos frágeis que não têm voz". Segundo ele, esta responsabilidade diz respeito a todos os meios de comunicação.

"Um dos desafios mais importantes hoje é promover uma comunicação capaz de nos tirar da 'Torre de Babel' em que às vezes nos encontramos, da confusão de linguagens sem amor, muitas vezes ideológicas ou tendenciosas. Por isso, o seu serviço, com as palavras que vocês usam e o estilo que vocês adotam, é importante", relata o pontífice.

+ Leão XIV: Vaticano divulga brasão e assinatura do novo papa; veja imagens

Por fim, o novo pontífice agradeceu aos jornalistas pela cobertura da imprensa internacional da morte do papa Francisco e do conclave. "Vocês estiveram em Roma nestas semanas para contar a Igreja, a sua variedade e, ao mesmo tempo, a sua unidade", relembrou o religioso. Ele ainda reforçou o desejo de conhecer melhor e querer os meios de comunicação por perto. "Vivemos, podemos dizer juntos, dias realmente especiais", concluiu o papa.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade