Leão XIV: Vaticano divulga brasão e assinatura do novo papa; veja imagens
Escudo faz referências às "raízes agostinianas" do pontífice; cardeal estadunidense Robert Francis Prevost foi eleito na quinta-feira (8)

Emanuelle Menezes
A Secretaria de Estado do Vaticano divulgou, na manhã deste sábado (10), o brasão e a assinatura do papa Leão XIV. As imagens foram publicadas nas contas da Secretaria de Estado e do Vaticano no X.
+ Papa Leão XIV diz em primeira missa que espera ser "farol que ilumina as noites do mundo"
De acordo com o Vatican News, o brasão "oferece um claro reflexo de suas raízes agostinianas e dos valores que ele busca promover durante seu pontificado, particularmente a unidade e a comunhão dentro da Igreja".
O escudo é dividido diagonalmente em dois. Na metade superior, há um fundo azul com um lírio branco. Na parte inferior do brasão, há um fundo claro com uma imagem que remete à Ordem de Santo Agostinho: um livro fechado e, sobre ele, um coração transpassado por uma flecha.
"A imagem remete à experiência de conversão de Santo Agostinho, que ele próprio explicava com as palavras 'Vulnerasti cor meum verbo tuo', 'Feriste meu coração com a tua Palavra'", explica o Vaticano.
Na parte de baixo do brasão, outra referência a Santo Agostinho: o lema "In Illo uno unum". As palavras foram ditas por ele em um sermão sobre o Salmo 127 para explicar que "embora nós cristãos sejamos muitos, no único Cristo somos um".
+ Pontificado de Leão XIV será de comunhão e unidade, diz amigo de longa data do novo Papa

O papa teve, na manhã deste sábado (10), a primeira reunião com os cardeais da igreja. Nela, o pontífice reafirmou o desejo de seguir o caminho traçado pelo papa Francisco e explicou a escolha pelo nome Leão XIV. Segundo ele, o nome representa um compromisso com as questões sociais e trabalhistas
"Há diferentes razões para isso, mas principalmente porque o Papa Leão XIII, em sua histórica Encíclica Rerum Novarum, abordou a questão social no contexto da primeira grande revolução industrial. Em nossos dias, a Igreja oferece a todos o tesouro de sua doutrina social em resposta a mais uma revolução industrial e aos desenvolvimentos no campo da inteligência artificial, que representam novos desafios para a defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho", disse.
O cardeal estadunidense Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito papa na quinta-feira (8). Ele foi escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais no segundo dia de conclave.