Pontificado de Leão XIV será de comunhão e unidade, diz amigo de longa data do novo Papa
Cesar Piscoya falou ao SBT News sobre como conheceu Robert Prevost e conta momentos marcantes da amizade
SBT News
O Papa Leão XIV foi eleito pontífice nesta quinta-feira (8). Aos 69 anos, Robert Francis Prevost sucede o Papa Francisco no comando da Igreja Católica. O SBT News conversou com Cesar Piscoya, membro do Conselho Episcopal Latino-Americano e amigo de longa data de Prevost. O peruano trabalhou com o novo Papa durante seu mandato como administrador apostólico da Diocese de Chiclayo, no norte do Peru.
+ Robert Francis Prevost: saiba quem é o novo papa da Igreja Católica
Piscoya contou que recebeu a notícia em lágrimas e relembrou o estilo pastoral de Leão XIV na época em que atuava na diocese peruana.
“Ele sempre nos pedia para nos envolvermos nos espaços da Igreja — sacerdotes, religiosas e leigos. Ainda nem se falava de sinodalidade, estou falando de 2017, 2018, 2019, e ele já buscava uma Igreja como expressão do povo de Deus. Visitava todas as paróquias, inclusive as mais distantes, sem deixar de estar presente também nas urbanas”, relatou o amigo do Papa Leão XIV.
Sobre o futuro do pontificado, Piscoya acredita que será marcado pela proximidade com a comunidade e pela busca de unidade. Ele fala que a experiência espiritual agostiniana, vertente adotada pelo novo Papa, ajudará os fiéis a superar feridas emocionais e afetivas.
+ Leia a íntegra do primeiro discurso de Robert Prevost como papa Leão XIV
“Será um Papa muito próximo. Ele é um pouco sério. Ri quando precisa, mas não ri o tempo todo. Seu pontificado estará marcado pela unidade e pela comunhão”, afirmou o amigo de Provest.
O peruano ainda relata como ele conheceu Robert Prevost, como era a convivência na diocese e fala sobre momentos marcantes da amizade com o atual líder da Igreja Católica.