Publicidade
Mundo

Papa Leão XIV: Lula e outras autoridades repercutem escolha de Robert Prevost

Presidente brasileiro pediu que novo papa siga o legado de Francisco; Trump afirmou que quer conhecê-lo

Imagem da noticia Papa Leão XIV: Lula e outras autoridades repercutem escolha de Robert Prevost
Papa Leão XIV se apresentou aos fiéis | Reprodução
,
• Atualizado em
Publicidade

A eleição do cardeal Robert Francis Prevost como Papa Leão XIV repercutiu entre líderes mundiais, que celebraram sua ascensão ao trono de São Pedro com mensagens de esperança e compromisso com os valores da Igreja Católica.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em uma publicação na rede social X (antigo Twitter), saudou a escolha do novo papa e desejou que ele dê continuidade ao legado de Francisco, que se aproximou de temas sociais e da defesa do meio ambiente.

“Não precisamos de guerras, ódio e intolerância. Precisamos de mais solidariedade e mais humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo”, afirmou.

O vice-presidente Geraldo Alckmin também se manifestou:

“Neste momento histórico, nós, brasileiros, temos o orgulho de nos unir a todos os que comungam da alegria pela eleição do Papa Leão XIV, confiando que, sob sua liderança, a Igreja Católica Apostólica Romana continuará sua missão evangelizadora, inspirando paz, união e esperança a toda a humanidade.”

No cenário internacional, a escolha de Leão XIV também foi saudada. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, país de origem de Prevost, parabenizou o novo papa e demonstrou interesse em um futuro encontro, classificando o momento como significativo.

O ex-presidente Jair Bolsonaro expressou apoio ao novo Papa:

“Com profunda fé, respeito e esperança, dou as boas-vindas ao novo Santo Padre, sucessor de São Pedro e Vigário de Cristo na Terra. Que sua missão seja marcada pela defesa inabalável da vida, da família, da liberdade religiosa e dos valores cristãos que sustentam nossa civilização.”

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, destacou a continuidade do pontificado anterior:

“A escolha de Leão XIV como novo Papa toca fundo o coração de milhões de católicos no mundo inteiro. Sua primeira mensagem foi um eco vivo do legado de Francisco: uma Igreja que escuta, acolhe e sente a dor dos que mais sofrem.”

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, também manifestou apoio ao novo pontífice:

“Habemus Papam. Papa Leão XIV é revelado ao mundo com a missão de ampliar a conciliação e continuar o legado de Francisco, marcado pela tolerância, diálogo e pacificação. Todos nós, seguidores da fé cristã, desejamos muita sabedoria, fé e energia ao novo Pontífice.”

+ Leão XIV: Conheça a origem do nome do novo papa eleito

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, também falou sobre a decisão do conclave. "Recebo com alegria e respeito a eleição de Robert Prevost, Papa Leão XIV. Que sua chegada ao pontificado seja luz para os fiéis, força para os que têm fé e esperança para todos os que acreditam em um mundo mais justo, fraterno e solidário."

Repercussão internacional

António Costa, presidente do Conselho Europeu, destacou o papel da Igreja em um mundo dividido: "Saúdo calorosamente a eleição do novo Papa Leão XIV, um momento de esperança para milhões de pessoas em todo o mundo. Em tempos de divisão e incerteza, sua liderança espiritual pode ajudar a inspirar união, compaixão e paz. A União Europeia e a Santa Sé compartilham um profundo compromisso com a dignidade humana. Estou ansioso para trabalharmos juntos em nossa busca compartilhada pelo bem comum."

O presidente russo, Vladimir Putin, parabenizou o novo papa Leão XIV pela eleição. "Estou certo de que o diálogo construtivo e a interação que foram estabelecidos entre a Rússia e o Vaticano se desenvolverão ainda mais com base nos valores cristãos que nos unem", disse.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade