Publicidade
Mundo

Papa Leão XIV diz em primeira missa que espera ser "farol que ilumina as noites do mundo"

Celebração, que ocorre na Capela Sistina, marca o início oficial do pontificado e dá os primeiros sinais sobre os novos rumos da Igreja Católica

• Atualizado em
Publicidade

O papa Leão XIV deu início aos compromissos oficiais do pontificado nesta sexta-feira (9) com a celebração da primeira missa como líder da Igreja Católica. Na cerimônia, que ocorre na Capela Sistina ao lado dos cardeais que participaram do conclave que o elegeu, o pontífice disse esperar que a Igreja e seu pontificado se tornem um "farol que ilumina as noites do mundo".

+ Moderado e discreto, novo papa já fez críticas a Trump e defendeu imigrantes; veja o perfil de Leão XIV

"Deus me confiou este tesouro para que, com a sua ajuda, eu possa ser seu administrador fiel em benefício de todo o Corpo Místico da Igreja. Ele o fez para que ela seja cada vez mais plenamente uma cidade sobre o monte, uma arca de salvação navegando pelas águas da história e um farol que ilumina as noites deste mundo", afirmou em sua primeira homilia.

Robert Francis Prevost, que escolheu o nome Leão XIV ao assumir o cargo, realizou a celebração de forma restrita, sem a presença do público. No entanto, a missa foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais do Vaticano.

Citando São Pedro e o seu antecessor, o papa Francisco, o novo pontífice disse que conta com cada um dos cardeais para realizar a missão. "O Senhor me chamou para carregar essa cruz e realizar essa missão, e sei que posso contar com cada um de vocês para caminhar comigo, continuamos como Igreja, como uma comunidade de amigos de Jesus, como fiéis para anunciar a Boa Nova, para anunciar o Evangelho", disse.

Leão XIV lamentou que, ainda hoje, a fé seja preterida por "poder ou prazer". "Há muitos cenários em que a fé cristã é considerada absurda, destinada aos fracos e ignorantes. Cenários onde outras garantias são preferidas, como tecnologia, dinheiro, sucesso, poder ou prazer", afirmou.

"A falta de fé é, muitas vezes, acompanhada tragicamente pela perda do sentido da vida, pelo esquecimento da misericórdia, por violações terríveis da dignidade humana, pela crise da família e por tantas outras feridas que afligem a nossa sociedade", completou.

Especialistas destacam a importância desta primeira celebração. O idioma escolhido, os temas abordados na homilia — a pregação realizada após as leituras litúrgicas — e o tom da cerimônia podem oferecer sinais sobre o estilo e as prioridades do novo papa.

Caridade e diálogo em sintonia com antecessor

No primeiro discurso público, realizado logo após o conclave, Leão XIV fez apelos ao desarmamento, destacou a prática da caridade e a importância do diálogo na construção de pontes, sinalizando um pontificado em sintonia com a linha adotada por seu antecessor, Papa Francisco.

Primeira oração aos fiéis

Neste domingo (11), às 7h (horário de Brasília), Leão XIV se apresenta aos fiéis na oração do Regina Coeli, feita da sacada central da Basílica de São Pedro. Já na segunda (12), às 5h, o pontífice se reunirá com jornalistas e profissionais da mídia para agradecer pela cobertura do conclave.

Habemus Papam: tudo sobre a escolha de Leão XIV:

+ Habemus papam: novo pontífice é eleito no conclave: Robert Francis Prevost

+ O que acontece após a eleição do novo papa? Saiba quais são os próximos passos

+ Moderado e discreto, novo papa já fez críticas a Trump e defendeu imigrantes; veja o perfil de Leão XIV

+ Leia a íntegra do primeiro discurso de Robert Prevost como papa Leão XIV

+ Robert Francis Prevost: saiba quem é o novo papa da Igreja Católica

+ Leão XIV: Conheça a origem do nome do novo papa eleito

+ Papa Leão XIV diz que Igreja deve buscar construir "pontes e diálogos"

+ Papa Leão XIV: Lula e outras autoridades repercutem escolha de Robert Prevost

+ Papa Leão XIV viria ao Brasil em evento suspenso após a morte de Francisco, diz CNBB

+ Agostiniano: entenda ordem religiosa do papa Leão XIV

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade