O que acontece após a eleição do novo papa? Saiba quais são os próximos passos
Fumaça branca anunciou que o sucessor de Francisco foi escolhido nesta quinta-feira (8)
Giovanna Tuneli
"Habemus papam". Um novo papa foi eleito no conclave nesta quinta-feira (8). A escolha foi sinalizada após o término da quarta votação, desde o início da eleição papal, com a fumaça branca saindo da chaminé da Capela Sistina. A escolha contou com o apoio de pelo menos dois terços dos 133 cardeais votantes, ou seja, 89 participantes.
O conclave teve início nesta quarta-feira (7), com os cardeais eleitores fazendo um juramento de sigilo total e a declaração de extra omnes. Os fiéis aguardam o tradicional anúncio de habemus papam e a primeira aparição do novo líder da Igreja Católica na Basílica de São Pedro.
+ Conclave: conheça as curiosidades da votação para eleger novo papa
Confira quais são os próximos passos do novo papa
Enquanto a fumaça branca acontece fora da Capela Sistina, do lado de dentro o mestre das Celebrações Litúrgicas e o secretário do Colégio Cardinalício questionam, em latim, ao recém-eleito: "Aceita a sua eleição canônica como Sumo Pontífice?”. Em caso afirmativo, é perguntado, também em latim, “Como quer ser chamado?” – momento em que o clérigo escolhe seu nome pontifício.
Logo após, o religioso se retira para a "Sala das Lágrimas", onde vestirá pela primeira vez os paramentos papais na cor branca. Normalmente, batinas pequenas, médias e grandes são confeccionadas com antecedência para dar maior agilidade ao processo. Na sacada da Basílica de São Pedro, o cardeal protodiácono Dominique Mamberti, mais antigo entre os votantes, fará o anúncio de habemus papam.
Em seguida, o novo líder da Igreja Católica se apresenta para os fiéis e anuncia o nome pontifício escolhido também na Basílica de São Pedro. Ele ainda deve fazer um breve discurso e uma oração. A expectativa é que o novo papa assuma o cargo oficialmente nos próximos dias.