Conclave: conheça as curiosidades da votação para eleger novo papa
Ritual da Igreja Católica já teve duração de quase três anos e cardeal eleito com 18 anos
Giovanna Tuneli
O conclave para eleger o próximo papa começou nesta quarta-feira (7), na Capela Sistina, no Vaticano. Todos os 133 cardeais eleitores se dirigiram para a residência oficial do papa, em Santa Marta, onde permanecerão hospedados em total isolamento, sem contato com o mundo exterior e em oração até escolherem o sucessor de Francisco.
A eleição papal desperta interesse entre os fiéis por ser cercada de mistérios. O termo conclave vem do latim cum clave, em português "com chave", já que para evitar interferências externas, os cardeais são literalmente trancados dentro da Capela Sistina até que um novo pontífice seja eleito.
+ Cardeais se reúnem para primeiro dia de conclave no Vaticano
Saiba de fatos curiosos que já aconteceram durante o conclave:
Eleição papal mais longa da história
A votação secreta que elegeu o Papa Gregório X, no século XIII, levou exatamente 1.006 dias, quase três anos, tornando-se o Conclave mais longo da história da Igreja Católica. O ritual durou de novembro de 1268 a setembro de 1271.
Eleição papal mais curta da história
O conclave mais rápido, depois que a Igreja impôs a regra de espera de 10 dias da morte do antecessor para a eleição, foi a escolha do Papa Júlio II em 1503, que foi eleito em apenas algumas horas, segundo o historiador do Vaticano Ambrogio Piazzoni.
Locais que o Conclave já foi realizado
O primeiro conclave realizado na Capela Sistina foi em 1492. Desde 1878, a capela se tornou o local oficial de todas as eleições papais.
Mas, muitos deles aconteceram em Roma, fora dos muros do Vaticano. Quatro foram realizados na Capela Paulina da residência papal no Palácio do Quirinal, enquanto outros 30 foram realizados na Basílica de São João de Latrão, em Santa Maria Sopra Minerva. Em 15 ocasiões, ocorreram fora de Roma e do Vaticano, incluindo em Viterbo, Perugia, Arezzo e Veneza, na Itália, Constança, na Alemanha, e Lyon, na França.
Papa mais jovem
O Papa João XII tinha apenas 18 anos quando foi eleito em 955.
Papa mais velho
Os papas mais velhos foram o Papa Celestino III, eleito em 1191, e Celestino V, eleito em 1294. Ambos tinham quase 85 anos quando foram escolhidos pelo Conclave.
Escolha vetada
Até o século XX, monarcas católicos podiam vetar candidatos por causa do "direito de exclusão" (Jus exclusivae). A última vez aconteceu em 1903, quando o imperador da Áustria, Francisco José I, vetou o cardeal Mariano Rampolla. Giuseppe Sarto foi eleitos e se tornou Papa Pio X. O pontífice aboliu a prática e a escolha não pode mais ser vetada.
Recorde de cardeais participantes
Até o Conclave que acontece atualmente na Capela Sistina, a eleição papal com mais cardeais presentes aconteceu em 2005, que escolheu Bento XVI, com 115 participantes. Mas, neste ano, o ritual conta com 133 cardeais.