Papa Leão XIV celebra missa para 1 milhão de jovens no encerramento do Jubileu da Juventude
Celebração marca o maior evento do pontificado de Leão XIV e reuniu jovens de mais de 146 países no campo de Tor Vergata, em Roma

SBT News
com informações da Reuters
O papa Leão XIV celebrou nesse domingo (3) uma missa para um público estimado em 1 milhão de jovens, reunidas em Roma para o Jubileu da Juventude. Esse é o maior evento de seus quase três meses de pontificado.
Em meio a gritos de "viva il papa", jovens de mais de 146 países, usando camisetas coloridas e agitando bandeiras nacionais, ocuparam o campo de Tor Vergata, nos arredores de Roma, onde Leão conduziu a missa que encerrou uma semana de eventos voltados à juventude católica.
+ Papa Leão XIV pede fim da "barbaridade da guerra" após ataque de igreja católica em Gaza
"Queridos jovens... espalhem seu entusiasmo e o testemunho de sua fé a todos que encontrarem", disse o papa durante a homilia.
Na conclusão da missa, o pontífice lembrou os jovens que sofrem "os males mais graves" causados por outros seres humanos, mencionando especificamente a Faixa de Gaza devastada pela guerra, a Ucrânia e "todas as terras ensanguentadas pela guerra".
+ Papa Leão diz a Zelensky que Vaticano pode sediar negociações de paz na Ucrânia
"Meus jovens irmãos e irmãs, vocês são o sinal de que um mundo diferente é possível, um mundo de fraternidade e amizade, onde os conflitos não se resolvem com armas, mas com diálogo", afirmou.
Os eventos do fim de semana fazem parte do encerramento do Jubileu da Igreja Católica, que, segundo o Vaticano, já atraiu cerca de 17 milhões de peregrinos a Roma desde seu início, no fim de 2024.
Leão, o primeiro papa nascido nos Estados Unidos, foi eleito em 8 de maio pelos cardeais do mundo para substituir o falecido papa Francisco.