Publicidade
Mundo

Papa Leão diz a Zelensky que Vaticano pode sediar negociações de paz na Ucrânia

Presidente ucraniano encontrou o pontífice pela segunda vez nesta quarta-feira (9), em Castel Gandolfo, na Itália

Imagem da noticia Papa Leão diz a Zelensky que Vaticano pode sediar negociações de paz na Ucrânia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, encontra o papa Leão XIV em Castel Gandolfo | Divulgação/Vaticano
,
Publicidade

O papa Leão XIV disse ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky nesta quarta-feira (9) que o Vaticano está disposto a sediar as negociações de paz entre Rússia e Ucrânia.

Segundo um comunicado do Vaticano, o papa e o líder ucraniano também discutiram "a necessidade urgente de uma paz justa e duradoura". Leão XIV já se encontrou com Zelensky duas vezes em seu pontificado de dois meses.

+ Papa tira férias? Conheça a antiga tradição que Leão XIV retomou

Na visita desta quarta, os dois conversaram em Castel Gandolfo, uma pequena cidade italiana nas colinas, não muito longe de Roma, onde o papa está passando férias de duas semanas.

O líder ucraniano está na Itália para participar de uma conferência nos dias 10 e 11 de julho dedicada à recuperação e à reconstrução a longo prazo da Ucrânia após a invasão russa, em 2022.

O Vaticano não informou quanto tempo durou o encontro entre Leão XIV e Zelensky.

+ Trump e Zelensky conversam sobre a retomada do envio de armamentos para a Ucrânia

Um vídeo divulgado pela Santa Sé mostra Leão XIV, o primeiro pontífice dos Estados Unidos, perguntando a Zelensky "como vão as coisas?" em inglês, enquanto os dois estavam sentados em uma grande sala.

Leão, que faz do apelo pela paz em conflitos mundiais um tema importante de seu papado, encontrou-se anteriormente com Zelensky no Vaticano em 18 de maio.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade