Publicidade
Mundo

Papa Leão XIV pede fim da "barbaridade da guerra" após ataque de igreja católica em Gaza

Três pessoas morreram e várias ficaram feridas, incluindo um pároco, no ataque ao complexo da única igreja católica de Gaza

Imagem da noticia Papa Leão XIV pede fim da "barbaridade da guerra" após ataque de igreja católica em Gaza
papa Leão XIV | Alessandra Tarantino/AP
,
Publicidade

O Papa Leão XIV pediu neste domingo (20) o fim da "barbaridade da guerra", ao falar de sua profunda dor pelo ataque israelense à Igreja da Sagrada Família, na Cidade de Gaza, na última quinta-feira (17).

+ Israel e Síria entram em acordo por cessar-fogo, diz embaixador dos EUA na Turquia

Três pessoas morreram e várias ficaram feridas, incluindo o pároco, no ataque ao complexo da única igreja católica de Gaza. Fotos mostram que o telhado foi atingido perto da cruz principal, queimando a fachada de pedra e estilhaçando janelas.

Falando após a oração do Angelus, o Papa leu os nomes dos mortos no incidente.

"Apelo à comunidade internacional para que observe o direito humanitário e respeite a obrigação de proteger os civis, bem como a proibição da punição coletiva, do uso indiscriminado da força e do deslocamento forçado da população", disse o pontífice.

Líderes cristãos visitam igreja em Gaza

Líderes da Igreja entraram em Gaza na última sexta-feira (18) para visitar a Igreja da Sagrada Família, um dia depois de ter sido atingida por um ataque aéreo israelense mortal.

O Patriarca Latino de Jerusalém, Arcebispo Pierbattista Pizzaballa, o Patriarca Ortodoxo Grego de Jerusalém, Teófilo III, e o Arcebispo do Patriarcado Ortodoxo Grego, Alexios, se encontraram com o pároco Gabriel Romanelli, que estava entre os feridos quando o complexo da única Igreja Católica de Gaza foi atingido e danificado na quinta-feira.

+ Pelo menos 32 palestinos são mortos próximo a centro de distribuição de ajuda humanitária

Os líderes também visitaram a Igreja Ortodoxa Grega de São Porfírio e o hospital Al-Ahli Arab na Cidade de Gaza .

"Vocês não foram negligenciados, nem esquecidos. E faremos tudo para estar sempre perto de vocês e apoiar a todos", disse Pizzaballa durante a visita, acrescentando que trouxe bênçãos do Papa Leão.

A igreja abrigou centenas de palestinos desde o início da campanha militar de Israel contra o Hamas no enclave em outubro de 2023, após o ataque mortal do grupo contra Israel.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade