Chuva forte provoca alagamento, queda de árvore e prejuízo no RS
Porto Alegre teve queda de árvore e outras cidades enfrentaram ainda queda de granizo e casas destelhadas

Matheus Valêncio
A chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde sábado (02) já causou alagamento e transtorno em diversas regiões do estado. Segundo a Defesa Civil, pelo menos 14 municípios registraram ocorrências graves no fim de semana.
+ Tarifa de Trump afeta exportações do Sul do Brasil
Em Porto Alegre, uma árvore de grande porte caiu na rua Bento Martins, no Centro Histórico, e bloqueou o trânsito por cerca de cinco horas. Dois veículos foram atingidos. Um deles pertence ao lutador de boxe Gustavo Silveira, que relatou o susto: "Eu quase nunca deixo o carro na rua. Dessa vez, deixei, e aconteceu isso".
No domingo, a rua Voluntários da Pátria amanheceu alagada e foi interditada. A chuva causou desligamento de semáforos e pequenos acidentes em ruas escorregadias da capital. Também levou ao cancelamento de um circuito de corrida exclusivo para mulheres, que ocorreria na Orla do Guaíba.
No estado, as regiões mais afetadas foram o Centro, a Campanha e a Fronteira Oeste. Em Bagé, moradores registraram queda de granizo. Em Santana do Livramento, a tempestade derrubou árvores e destelhou casas. Jaguarão e São José do Norte também enfrentaram estragos com ventos fortes e granizo.
+ Poluição do ar pode ter causado mortes de crianças em três bairros do Rio, diz estudo
Entre sábado e domingo, uma estação meteorológica de Santa Maria, contabilizou mais de 1,2 mil raios. A meteorologista Estael Sias explicou que o cenário foi provocado por uma combinação de calor, umidade e avanço de uma frente fria. "As áreas mais atingidas continuam sob alerta. A instabilidade deve permanecer nos próximos dias, com risco de novos temporais", afirmou.