Netanyahu está inclinado a tomar Gaza, diz TV israelense
Primeiro-ministro de Israel deve se reunir com gabinete de Segurança ainda esta semana para discutir decisão
SBT News
com informações da Reuters
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, "está inclinado a expandir a ofensiva em Gaza e a tomar todo o enclave palestino", segundo informou a emissora israelense Canal 12 nesta segunda-feira (4). A declaração foi atribuída a um integrante do gabinete do premiê.
Está prevista para esta semana uma reunião entre Netanyahu e seu gabinete de Segurança para definir os próximos passos da ação militar israelense em Gaza. A discussão acontece após o que Tel Aviv considera o "colapso das negociações indiretas de cessar-fogo com o grupo Hamas".
+ Mais de 100 mil pessoas protestam em Sydney contra Israel e em apoio à Palestina
As conversas, mediadas por Catar e Egito, estavam sendo realizadas em Doha e buscavam consolidar uma proposta apoiada pelos Estados Unidos. O plano previa uma trégua de 60 dias, durante a qual seria permitida a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza. Metade dos reféns mantidos pelo Hamas — estima-se que cerca de 20 estejam vivos — seriam libertados em troca de prisioneiros palestinos detidos em Israel.
+ Hamas diz que só deixará armas se Estado palestino independente for criado
O conflito, que já se arrasta há quase dois anos, soma mais de 60 mil mortos no enclave palestino, com líderes mundiais pressionando por um acordo que inclua a entrada urgente de ajuda humanitária em Gaza, onde imagens de crianças emaciadas chocaram o mundo nas últimas semanas.