Anvisa alerta para aumento de pancreatite em usuários de canetas emagrecedoras
Agência investiga seis mortes e aponta crescimento de notificações ligadas ao uso de medicamentos agonistas de GLP-1 fora da indicação médica
S
SBT Brasil
08/02/2026, 01:38 • Atualizado em 08/02/2026, 01:38
compartilhar
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta após identificar o aumento de casos suspeitos de pancreatite em pacientes que utilizam as chamadas canetas emagrecedoras. Seis mortes estão sob investigação no Brasil, segundo a agência.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
De acordo com a Anvisa, houve crescimento expressivo nas notificações de pancreatite associadas ao uso de medicamentos agonistas de GLP-1, conhecidos como "hormônio da saciedade". Em 2020, apenas um caso suspeito foi registrado. Já em 2025, o número subiu para 45 notificações.
A pancreatite é uma inflamação aguda do pâncreas que pode evoluir para falência de órgãos em casos mais graves. A doença já consta na bula das canetas emagrecedoras como possível evento adverso.
A agência destacou que o risco de desenvolver pancreatite é maior em pessoas que utilizam o medicamento fora das indicações aprovadas, especialmente para fins estéticos, sem acompanhamento médico.
Até o momento, não há comprovação direta de que o uso das canetas tenha causado os casos de pancreatite ou as mortes investigadas. Ainda assim, a Anvisa reforça que os dados acendem um alerta para o uso indiscriminado desses medicamentos.
A orientação da Anvisa é procurar atendimento médico urgente caso o usuário apresente dores abdominais intensas, dor irradiando para as costas e náuseas ou vômitos persistentes.
Anvisa alerta para aumento de pancreatite em usuários de canetas emagrecedorasAgência investiga seis mortes e aponta crescimento de notificações ligadas ao uso de medicamentos agonistas de GLP-1 fora da indicação médicaSaúde2026-02-08T01:38:33.755ZA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta após identificar o aumento de casos suspeitos de pancreatite em pacientes que utilizam as chamadas canetas emagrecedoras. Seis mortes estão sob investigação no Brasil, segundo a agência. De acordo com a Anvisa, houve crescimento expressivo nas notificações de pancreatite associadas ao uso de medicamentos agonistas de GLP-1, conhecidos como "hormônio da saciedade". Em 2020, apenas um caso suspeito foi registrado. Já em 2025, o número subiu para 45 notificações. A pancreatite é uma inflamação aguda do pâncreas que pode evoluir para falência de órgãos em casos mais graves. A doença já consta na bula das canetas emagrecedoras como possível evento adverso. A agência destacou que o risco de desenvolver pancreatite é maior em pessoas que utilizam o medicamento fora das indicações aprovadas, especialmente para fins estéticos, sem acompanhamento médico. Até o momento, não há comprovação direta de que o uso das canetas tenha causado os casos de pancreatite ou as mortes investigadas. Ainda assim, a Anvisa reforça que os dados acendem um alerta para o uso indiscriminado desses medicamentos. A orientação da Anvisa é procurar atendimento médico urgente caso o usuário apresente dores abdominais intensas, dor irradiando para as costas e náuseas ou vômitos persistentes.São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/saude/anvisa-alerta-para-aumento-de-pancreatite-em-usuarios-de-canetas-emagrecedoras
Hajime Moriyasu chamou o Galinho de herói e destacou a influência do ex-camisa 10 no desenvolvimento do futebol japonês antes do duelo pelas 16 avos da Copa
Fenômeno ocorre dias após os fortes tremores que atingiram o norte do país e deixaram centenas de vítimas, além de provocar danos em diferentes regiões