Anvisa aprova novas indicações do Wegovy e do Ozempic para risco cardiovascular e doença renal
Semaglutida passa a ser indicada para reduzir infarto e AVC em pacientes com obesidade e para tratar diabetes tipo 2 associada à doença renal crônica


SBT News
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (2) novas indicações terapêuticas para a semaglutida, princípio ativo dos medicamentos Wegovy e Ozempic.
No caso do Wegovy, a Anvisa autorizou o uso do medicamento para a redução do risco de eventos cardiovasculares adversos maiores, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), em adultos com doença cardiovascular estabelecida, obesidade ou sobrepeso.
Segundo o estudo apresentado, quando associada a dieta hipocalórica e aumento da atividade física, a semaglutida reduziu de forma significativa a ocorrência desses eventos. Estima-se que cerca de 400 mil brasileiros morram por ano em decorrência de infarto ou AVC.
Já o Ozempic, produzido pelo mesmo fabricante, teve a indicação ampliada para o tratamento de pacientes com diabetes mellitus tipo 2 e doença renal crônica.
Segundo a Anvisa, o estudo submetido pelo fabricante demonstrou que o uso do medicamento, em conjunto com a terapia padrão, reduziu de forma relevante a progressão da insuficiência renal e a mortalidade associada a eventos cardiovasculares adversos maiores.









