Publicidade
Mundo

Netanyahu diz que reconhecimento do Estado palestino é 'recompensa ao terrorismo'

Reino Unido, Canadá e Austrália reconheceram formalmente o Estado da Palestina neste domingo (21)

Imagem da noticia Netanyahu diz que reconhecimento do Estado palestino é 'recompensa ao terrorismo'
Benjamin Netanyahu critica movimento de líderes mundiais para reconhecer Estado da Palestina | Reprodução
,
• Atualizado em
Publicidade

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que "não haverá um Estado palestino", em resposta ao movimento de líderes mundiais de reconhecerem formalmente o Estado da Palestina. Reino Unido, Canadá e Austrália anunciaram a decisão neste domingo (21).

+ Israel mata 5 pessoas, incluindo 3 crianças, em ataque de drones no Líbano

Netanyahu argumentou que o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, estaria "dando uma grande recompensa ao terrorismo", em referência ao ataque do Hamas, em 7 de outubro de 2023, que desencadeou a atual guerra.

"Durante anos eu impedi a criação de um Estado palestino, apesar das pressões internas e internacionais", disse Netanyahu. "Fizemos isso com determinação e com sabedoria diplomática. Além disso, dobramos o assentamento judeu na Judeia e Samaria – e continuaremos por este caminho", acrescentou.

O líder israelense disse que dará uma resposta após retornar dos Estados Unidos, onde se encontrará com Donald Trump e Javier Milei na próxima semana.

Com a decisão deste domingo, Reino Unido, Canadá e Austrália se alinham a cerca de 140 países que também apoiam a aspiração dos palestinos de uma pátria independente dos territórios ocupados por Israel. A Austrália e o Canadá já haviam assinado um documento expressando o desejo de reconhecer o Estado da Palestina, em julho deste ano.

A decisão do Reino Unido teve um peso simbólico especial, devido ao seu importante papel na criação de Israel como uma nação moderna após a Segunda Guerra Mundial.

"Hoje, para reavivar a esperança de paz para os palestinos e israelenses e uma solução de dois Estados, o Reino Unido reconhece formalmente o Estado da Palestina", disse o primeiro-ministro Keir Starmer no X.
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade