Ataques russos matam 3 crianças da mesma família na Ucrânia
Bombardeio noturno ocorreu em meio à pressão dos Estados Unidos por acordo de paz


Camila Stucaluc
A Ucrânia foi alvo de novos ataques russos na madrugada desta quarta-feira (11). Segundo o presidente Volodymyr Zelensky, os bombardeios atingiram regiões próximas de Kharkiv, no nordeste do país. Ao todo, quatro pessoas morreram, incluindo três crianças, todos da mesma família.
“Os russos atacaram uma casa particular em Kharkiv com um drone. Eles mataram três crianças pequenas. O pai deles também foi morto. Minhas sinceras condolências à família e aos entes queridos. A mãe foi hospitalizada – a mulher está grávida e sofreu queimaduras”, informou o presidente.
Bombardeios também foram registrados na região de Sumy, onde uma pessoa morreu e seis ficaram feridas. Houve ainda ataques em um depósito ferroviário em Konotop e nas regiões de Dnipro, Zaporizhzhia e Poltava. Ao todo, 129 drones foram lançados contra a Ucrânia durante a noite.
Os ataques ocorreram em meio à pressão dos Estados Unidos por um acordo entre Ucrânia e Rússia — que seguem divergindo das condições para elaboração de um plano de paz. Na última semana, o presidente Donald Trump deu até junho para os países acabarem com a guerra, com um cronograma “claro dos eventos”. Os bombardeios, contudo, dificultam o progresso dos diálogos.
“Cada ataque russo desse tipo mina a confiança em tudo que está sendo feito diplomaticamente para acabar com esta guerra e, repetidas vezes, prova que apenas uma forte pressão sobre a Rússia e garantias claras de segurança para a Ucrânia são a verdadeira chave para deter os assassinatos. Enquanto a pressão sobre o agressor for insuficiente e enquanto a segurança para a Ucrânia não for garantida, nada mais funciona”, disse Zelensky.









