Mundo

Nações mais ricas do mundo estão se afastando dos esforços de desenvolvimento global, diz estudo

Índice de Compromisso com o Desenvolvimento classifica 38 grandes economias em financiamento para áreas como migração, comércio, meio ambiente e saúde

Imagem da noticia Nações mais ricas do mundo estão se afastando dos esforços de desenvolvimento global, diz estudo
Pessoas aguardam na fila para receber apoio em um centro de distribuição do Programa Mundial de Alimentos em Dikwa, estado de Borno, Nigéria, em 27 de agosto de 2025 | Reuters/Sodiq Adelakun/Foto de Arquivo

Duas dúzias das nações mais ricas do mundo, incluindo os Estados Unidos e o Japão, estão recuando em seu esforço de desenvolvimento global, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira (20), com muitos cortando os orçamentos de ajuda e o dinheiro canalizado por meio de bancos multilaterais.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

O Índice de Compromisso com o Desenvolvimento classifica 38 grandes economias em mais de 100 pontos para avaliar como suas políticas afetam as nações mais pobres em termos de financiamento do desenvolvimento, investimento, migração, comércio, meio ambiente e saúde, bem como segurança e tecnologia.

A Suécia, a Alemanha, a Noruega e a Finlândia mantiveram seu lugar no topo da lista, que é compilada e publicada pelo Center for Global Development, com sede em Washington, a cada dois anos.

O Reino Unido ganhou duas posições e ficou em quinto lugar. A classificação foi baseada em dados anteriores ao anúncio do governo sobre o corte de 40% na ajuda, o que deve fazer com que o país caia novamente nas estimativas futuras do índice.

Enquanto isso, os Estados Unidos caíram duas posições, passando a ocupar o 28º lugar; no entanto, isso não refletiu os bilhões de dólares em cortes de ajuda anunciados desde que Donald Trump se tornou presidente.

"As mudanças que o governo Trump está fazendo são muito significativas", disse Ian Mitchell, pesquisador sênior de políticas da CGD, prevendo uma queda ainda maior.

A classificação está sendo publicada no momento em que a África do Sul está se preparando para receber os líderes do grupo das 20 principais economias neste fim de semana, onde também entregará sua presidência aos Estados Unidos.

Trump, que reduziu o orçamento de ajuda externa dos EUA e fechou a USAID no início deste ano, não participará da primeira cúpula do G20 na África. A ajuda e o financiamento ao desenvolvimento foram cortados por muitas economias desenvolvidas em favor dos gastos com defesa.

(Reportagem de Karin Strohecker)

Últimas Notícias