Frente fria provoca temporais e chuva forte pelo Brasil nesta quinta-feira (19)
Pancadas moderadas a fortes atingem diversas regiões, com risco de temporais; tempo abafado segue grande parte do país


Naiara Ribeiro
Pancadas de chuva moderadas a fortes, risco de temporais, rajadas de vento e temperaturas elevadas marcam esta quinta-feira (19) em grande parte do Brasil. A aproximação de uma nova frente fria no Sul e a atuação de sistemas como a ZCIT no Nordeste (faixa de nuvens formada na região equatorial que provoca chuva) mantêm o clima instável em várias regiões.
Segundo a Climatempo, áreas do país continuam sob influência de instabilidades, com atenção especial para locais com risco de temporais e acúmulo elevado de chuva.
Confira a previsão para cada região do país:
Região Sul
No litoral do Paraná e em áreas mais a leste e litoral de Santa Catarina, a chuva é fraca e isolada até o fim do dia. A aproximação da frente fria favorece pancadas moderadas a fortes no oeste, noroeste, sudoeste e sul do Paraná, além das Missões, da Campanha Gaúcha e da região central do estado.
As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h na metade oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, aumentando a sensação de instabilidade. Há risco de temporais, especialmente no oeste, sudoeste e Campanha Gaúcha, com possibilidade de acumulados elevados de chuva nessas áreas.
As temperaturas seguem elevadas, com destaque para norte, noroeste e oeste do Paraná. No sul do Rio Grande do Sul, litoral sul e Campanha Gaúcha, os termômetros registram queda leve, oferecendo um dia mais ameno em comparação às demais áreas.
Em Porto Alegre o tempo fica firme e há predomínio de sol, com máxima de 31°C. Para Curitiba, há chance de chuva rápida na madrugada; sol entre nuvens no restante do dia, com máxima de 29°C.
Região Sudeste
Chove desde cedo no litoral, sul, leste e norte de São Paulo, de maneira fraca a moderada, além de pontos isolados no noroeste de Minas Gerais. Ao longo do dia, a circulação de ventos em baixos níveis e o calor favorecem pancadas moderadas a fortes em Minas Gerais e nas regiões norte, nordeste, noroeste, oeste, litoral e leste de São Paulo, além do Rio de Janeiro e grande parte do Espírito Santo.
Há risco de temporais no extremo leste paulista, em áreas central, sul, oeste, Triângulo Mineiro e Zona da Mata Mineira, além da metade sul do Rio de Janeiro. No litoral norte do Espírito Santo, o dia deve apresentar algumas aberturas de sol, apesar das instabilidades. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h atingem litoral e norte do Espírito Santo e o nordeste mineiro.
O calor predomina, especialmente no interior das capitais, enquanto litoral, leste paulista e sul de Minas podem ter sensação mais amena. O dia será marcado por variações de nuvens, pancadas fortes e possibilidade de temporais isolados.
São Paulo tem garoa na madrugada; sol entre nuvens e chance de chuva moderada à tarde, com máxima de 28°C. No Rio, chuva moderada a forte desde a manhã, com risco de temporais, e máxima de 31°C. Belo Horizonte a manhã tem sol entre nuvens e as pancadas aumentam ao longo do dia com risco de temporais, com máxima de 28°C.
Região Centro-Oeste
As chuvas começam cedo no norte e sudeste de Mato Grosso, além do norte e noroeste de Goiás, com intensidade moderada a forte. Durante a manhã, as instabilidades se concentram no sudeste, norte e interior de Mato Grosso e no noroeste goiano.
O calor e a umidade favorecem novas pancadas moderadas a fortes ao longo do dia, com risco de temporais na maior parte de Goiás. Em Mato Grosso do Sul, a atuação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai aumenta as pancadas em grande parte do estado, enquanto oeste e extremo sul seguem com tempo firme.
Campo Grande tem sol pela manhã e pancadas ao longo do dia, com máxima de 31°C. Em Cuiabá, sol pela manhã, aumento de nebulosidade entre fim da manhã e início da tarde, com pancadas moderadas a fortes. Temperatura máxima de 32°C.
Região Nordeste
Há previsão de pancadas de chuva desde cedo no norte e oeste da Bahia e no sul e interior do Piauí. No litoral norte da região, o tempo fica mais instável, com chuva fraca no Ceará pela manhã.
Entre fim da manhã e início da tarde, as pancadas aumentam no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e grande parte da Bahia, com intensidade moderada a forte. O risco de temporais é maior no norte do Maranhão e do Piauí, noroeste do Ceará e interior da Bahia.
No litoral sul baiano e em áreas mais ao sul, o tempo segue firme, enquanto ventos de 40 a 50 km/h atingem metade leste do Rio Grande do Norte e da Bahia. As temperaturas sobem e a sensação de abafamento é intensa, especialmente durante as pancadas.
Região Norte
A presença de umidade favorece chuva desde cedo no Pará, Amapá, norte e oeste do Amazonas e sul de Roraima. Ao longo do dia, a nebulosidade aumenta e as pancadas ganham força, com risco de temporais em grande parte do Amazonas, leste do Amapá, norte de Rondônia e nordeste do Pará.
O tempo permanece abafado e instável, com rajadas de vento entre 40 e 50 km/h no norte de Roraima. Nas demais áreas de Roraima e Tocantins, o tempo segue mais firme, mas com variação de nuvens e pancadas isoladas à tarde.








