COP30: Alemanha anuncia aporte de 1 bilhão de euros ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre
Investimento foi anunciado por Marina Silva ao lado do presidente Lula e do embaixador André Corrêa do Lago, presidente da conferência

SBT News
com informações da Reuters
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, anunciou nesta quarta-feira (19), durante a COP30 em Belém, que a Alemanha vai investir 1 bilhão de euros no Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), iniciativa voltada à preservação ambiental em países tropicais.
O anúncio foi feito ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente da conferência, o embaixador André Corrêa do Lago.
+ Na COP30, Lula afirma que ainda pretende convencer presidente dos EUA sobre agenda climática
O TFFF é um fundo multilateral proposto pelo Brasil com o objetivo de impulsionar a conservação global de florestas em risco.
A iniciativa busca arrecadar US$ 25 bilhões em recursos governamentais e filantrópicos e mobilizar mais US$ 100 bilhões em financiamento privado para projetos de preservação.
Como país anfitrião, o Brasil esperava aprovar um pacote de acordos ainda nesta quarta-feira, deixando apenas pontos finais para sexta-feira (21).
No entanto, a conferência já enfrenta atrasos na publicação de novos textos de negociação, o que pressiona o cronograma e pode prolongar discussões-chave da cúpula.
Lula e agenda climática
Ainda nesta quarta, o presidente Lula afirmou que está “feliz” com o andamento das negociações na conferência e disse acreditar que vai conseguir convencer o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a urgência da crise climática.
Lula retornou à capital paraense para os dias finais das negociações, com o objetivo de impulsionar acordos e garantir novos compromissos de financiamento para o TFFF.
+ Alemanha descarta pedido de desculpa de premiê por fala em Belém e nega crise com o Brasil
Em declarações a jornalistas, o presidente reforçou que a proteção das florestas e a preservação ambiental dependem de investimentos.
“Cuidar do clima é saber que os países ricos precisam ajudar os países pobres. De que é preciso colocar dinheiro para que as pessoas que têm floresta em pé mantenham suas florestas em pé”, afirmou.
Segundo ele, é necessário garantir que as populações que vivem em áreas de floresta ganhem mais ao preservar do que ao derrubar.









