Brasil

Na COP30, Lula afirma que ainda pretende convencer presidente dos EUA sobre agenda climática

Presidente defendeu mais recursos para manter as florestas em pé; Alemanha anunciou aporte de 1 bilhão de euros ao Fundo Florestas Tropicais Para Sempre (TFFF)

Imagem da noticia Na COP30, Lula afirma que ainda pretende convencer presidente dos EUA sobre agenda climática
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com ministros dos grupos negociadores da África e dos Pequenos Estados Insulares, na COP30 | Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (19), durante a COP30 em Belém (PA), que está “feliz” com o andamento das negociações na conferência e disse acreditar que vai conseguir convencer o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a urgência da crise climática.

“Eu estou tão feliz que um dia haverei de convencer o presidente dos Estados Unidos de que a questão climática é séria e de que o desenvolvimento verde é necessário”, declarou. Em seguida, disse “sonhar” com o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia e afirmou estar confiante de que sua equipe entregará “o melhor resultado que uma COP já pode oferecer ao planeta Terra”.

Lula retornou à capital paraense para os dias finais das negociações, com o objetivo de impulsionar acordos e garantir novos compromissos de financiamento para o Fundo Florestas Tropicais Para Sempre (TFFF).

Em declarações a jornalistas na noite desta quarta-feira (19), o presidente reforçou que a proteção das florestas e a preservação ambiental dependem de investimentos.

“Cuidar do clima é saber que os países ricos precisam ajudar os países pobres. De que é preciso colocar dinheiro para que as pessoas que têm floresta em pé mantenham suas florestas em pé”, afirmou.

Segundo ele, é necessário garantir que as populações que vivem em áreas de floresta ganhem mais ao preservar do que ao derrubar. Minutos antes do discurso, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou que a Alemanha vai aportar 1 bilhão de euros ao TFFF.

+ Alemanha descarta pedido de desculpa de premiê por fala em Belém e nega crise com o Brasil

O presidente também defendeu a redução de emissões de gases de efeito estufa e a construção de alternativas aos combustíveis fósseis.

"[...] é preciso que a gente diminua a emissão de gás de efeito estufa. E se o combustível fóssil é uma coisa que emite muitos gases, temos que começar a pensar como viver sem combustível fóssil e construir a forma de como viver", disse.

+ COP30: Rascunho de carta final tem propostas para limitar aquecimento

Sobre o processo de negociação na COP30, Lula reforçou que decisões não são impostas. Segundo o presidente, cada país deve definir seu próprio ritmo e suas possibilidades.

“Numa COP, a gente não impõe nada. Tudo tem de ser por consenso, muito conversado e nós respeitamos a soberania política, ideológica, territorial e cultural de cada país. Não queremos impor nada. Queremos apenas dizer [que] é possível”, afirmou.
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade