Mundo

Líder sindical, herdeiro de Hugo Chávez e ditador: conheça a trajetória de Nicolás Maduro

Ex-motorista de ônibus e líder sindical, Maduro é uma das figuras mais contestadas da política latino-americana

• Atualizado em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (3) a captura do líder venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa. Na declaração, ocorrida após Washington lançar uma série de ataques contra Caracas, o republicano afirmou que ambos foram expulsos do país.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Maduro está no poder há 12 anos e cumpre seu terceiro mandato. O líder se tornou alvo dos EUA desde a volta do americano ao poder em janeiro de 2025. O republicano, que não reconhece o governo de Maduro, acusa o líder venezuelano de liderar cartéis de drogas no Caribe.

Quem é Nicolás Maduro

Natural de Caracas, Nicolás Maduro Moros nasceu em 23 de novembro de 1962. Antes de chegar ao poder, cresceu em um bairro de classe trabalhadora e iniciou a vida como motorista de ônibus.

Foi também líder sindical, atuando na organização dos funcionários do sistema de transporte da capital venezuelana. A aproximação com o movimento de Hugo Chávez, no fim dos anos 1990, mudaria sua trajetória e o futuro da Venezuela.

Maduro é casado com Cilia Flores, advogada e figura influente na política do país. Ela já ocupou cargos como deputada, presidente da Assembleia Nacional e procuradora-geral da Venezuela, que

Herdeiro chavista

Com a chegada de Chávez ao poder, em 1999, Maduro ganhou projeção nacional. Ocupou cargos estratégicos, como deputado e presidente da Assembleia Nacional. Ele também foi Ministro das Relações Exteriores e Vice-presidente da República no governo chavista.

A lealdade ao líder bolivariano fez com que fosse indicado pelo próprio Chávez como sucessor, pouco antes da morte do presidente, em 2013.

Figura política contestada

O presidente é uma das figuras mais contestadas da política latino-americana. A oposição venezuelana questionou o resultado das eleições de 2024, após Maduro declarar vitória. Diversos países também não reconheceram oficialmente o resultado.

No Brasil, o governo Luiz Inácio Lula da Silva optou por não reconhecer a vitória declarada por Maduro em 2024. Argentina e Estados Unidos adotaram a mesma posição, criticando a falta de transparência no processo eleitoral venezuelano.

Maduro na mira

Nicolás Maduro está na lista de alvos dos Estados Unidos desde a volta de Donald Trump à Casa Branca, em janeiro de 2025. O republicano, que não reconhece o governo de Maduro, acusa o líder venezuelano de liderar cartéis de drogas no Caribe.

Em agosto, Trump elevou para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levassem à prisão de Maduro. Um mês depois, em setembro, Washington iniciou uma operação naval contra o narcotráfico no Caribe e no Pacífico, perto das costas da Venezuela e da Colômbia. Desde então, a Marinha destruiu mais de 30 embarcações acusadas de navegar em rotas conhecidas por narcotráfico.

Nesta semana, Trump revelou que os Estados Unidos atacaram uma “grande instalação portuária” na Venezuela na última sexta-feira (26), usada para o “carregamento de drogas”. A operação, comandada pela Agência Central de Inteligência (CIA), marcou o primeiro ataque terrestre no país sul-americano desde o início da campanha de Washington contra cartéis de drogas na América Latina.