Macron nomeia Sébastien Lecornu como novo primeiro-ministro da França
Ministro da Defesa assume após renúncia de François Bayrou em meio à crise econômica e instabilidade política

SBT News
O presidente da França, Emmanuel Macron, nomeou nesta terça-feira (9) o ministro da Defesa, Sébastien Lecornu, de 39 anos, como primeiro-ministro.
Ele assume o cargo após a renúncia de François Bayrou, que deixou o posto após nove meses de gestão.
Esta é a quarta mudança de premiê em cerca de um ano, reflexo de uma grave crise econômica e de impasses orçamentários que abalam o governo francês. A França é atualmente o país mais endividado da União Europeia em valores absolutos.
Lecornu, considerado um aliado leal de Macron, já comandou a campanha de reeleição do presidente e foi responsável por um plano de reforço militar até 2030, impulsionado pela guerra na Ucrânia.
A nova nomeação sinaliza a intenção de Macron de manter a agenda econômica pró-negócios, mais inclinada à direita, que inclui corte de impostos para empresas e ricos e aumento da idade de aposentadoria.
O novo premiê terá como prioridade articular um orçamento para 2026 e negociar com diferentes forças políticas no parlamento.
A oposição, incluindo socialistas e o partido de extrema direita Rally Nacional, reagiu com críticas, acusando Macron de ignorar pedidos por mudanças e de manter um círculo restrito de aliados no poder.
A nomeação ocorre em meio a protestos nacionais previstos para esta semana, que ameaçam agravar a instabilidade política e econômica no país.
Leia também:
+ "Afasto todas as alegações de nulidade apresentadas em relação à colaboração premiada", diz Moraes
+ Primeiro-ministro do Nepal renuncia em meio a protestos; manifestantes incendeiam Parlamento
+ Trem da Linha 4-Amarela do Metrô de SP descarrila e operação é parcialmente interrompida