Lula critica "devaneios" de bilionários: "preferem colonizar Marte a cuidar da Terra"
Presidente participou do lançamento do Centro Espacial de Santiago e prometeu fortalecer indústria espacial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou empresários bilionários que conduzem pesquisas espaciais para levar o ser humano a Marte. A declaração do petista foi dada durante a participação do lançamento da pedra fundamental do Centro Espacial de Santiago.
"Para que o benefício, o desenvolvimento espacial seja compartilhado por todos, é imprescindível que sejam fomentados em marcos sólidos de políticas públicas. Os devaneios de bilionários que prefere colonizar marte a cuidar da Terra não substituem a ação e orientação do estado", disse Lula.
Segundo o presidente, o Brasil retomou investimentos (R$ 300 milhões) na área espacial, que teriam sido 'negligenciados' no governo Jair Bolsonaro.
+ Minha Casa, Minha Vida terá 110 mil novas residências com foco em áreas rurais e imóveis da União
"Vamos fortalecer a indústria espacial e gerar emprego e renda necessárias. Conseguimos no Brasil desenvolver sistema de pesquisa tecnológica e aplicações espaciais robustas", disse Lula.
Durante a cerimônia, os governos brasileiro e chileno assinaram um protocolo de cooperação na área espacial para fins pacíficos. Os países vão realizar um intercâmbio de informações e de tecnologia na área.
+ Mais equipadas, 64% das escolas brasileiras têm regras para uso de celular pelos alunos
"É motivo de orgulho compartilhar a experiência institucional brasileira com o jovem Ministério da Ciência e Tecnologia Conhecimento e Inovação chileno criado em 2018", disse Lula.
O presidente do Chile, Gabriel Boric, fez uma menção ao trecho do em que Lula criticou os interesses privados no setor espacial. "O espaço não é para os milionários que podem pagar, mas para todos, para que todos possam se beneficiar disso", disse o chileno.
Prefeita de Santiago
O presidente Lula também se reuniu com a prefeita de Santiago, Irací Hassler [foto abaixo]. A chefe do Executivo municipal da capital chilena é filha de brasileira e foi ao hotel em que o presidente brasileiro está hospedado para o encontro.
Foto: Ricardo Stuckert