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Mais equipadas, 64% das escolas brasileiras têm regras para uso de celular pelos alunos

Pesquisa TIC Educação 2023 aponta avanços na conectividade à internet nas escolas de Ensino Médio e Fundamental que têm mais acesso às novas tecnologias

Mais equipadas, 64% das escolas brasileiras têm regras para uso de celular pelos alunos
Escolas estão mais conectadas à internet e tem mais equipamentos | Secretaria de Educação de Minas Gerais
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O levantamento TIC Educação 2023, lançado nesta terça-feira (6) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), aponta melhoras e desafios de conectividade nas escolas de Ensino Médio e Fundamental pelo país. Além disso, o dado apontou para o maior controle do uso do celular dos alunos no ambiente das escolas.

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  • Em 64% das escolas de Ensino Fundamental e Médio no país, os alunos podem usar o telefone celular apenas em determinados espaços e horários.
  • 28% das instituições de ensino não permitem o uso do dispositivo pelos estudantes.
  • Nas instituições de ensino que atendem os alunos mais novos, até os anos iniciais do Ensino Fundamental, a proporção de escolas que proíbem o uso do celular passou dos 32% em 2020, para 43%, em 2023.
  • Já nos cursos dos anos finais do Ensino Fundamental a porcentagem subiu de 10% para 21% entre 2020 e 2023.
  • 8% das instituições do Ensino Médio proíbem o uso do smartphone na escola.

Wi-Fi limitado e restrito

Além disso, o levantamento apontou que mais escolas passaram a limitar o uso do Wi-Fi pelos estudantes.

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A maioria (58%) das instituições de Ensino Fundamental e Médio tem acesso a esse tipo de rede sem fio com uso de senha.

  • Em 2023, em 26% destas escolas os alunos podem usar a tecnologia. Queda de 12%, quando na pesquisa de 2020, 35% dos alunos poderiam usar o recurso de rede.
  • A proporção de escolas que aumentaram a restrição de acesso subiu de 48% em 2020 para 58% em 2023.

“A discussão sobre o uso de tecnologias digitais pelos estudantes tem mobilizado a comunidade escolar e especialistas na área. Por um lado, as políticas educacionais têm buscado reduzir as desigualdades de oportunidades de acesso e de desenvolvimento de habilidades digitais para os estudantes nas instituições educacionais. Por outro, há um reconhecimento de que a ampliação da conectividade somente poderá ser considerada ‘significativa’ se a participação dos estudantes nos ambientes digitais se der de forma segura, responsável, crítica e adequada ao seu bem-estar”, comenta Alexandre Barbosa, gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br).

9 em cada 10 escolas acessam a internet

62% das escolas contam com equipamento de acesso à internet disponível para os alunos | Gov.br/Receita Federal
62% das escolas contam com equipamento de acesso à internet disponível para os alunos | Gov.br/Receita Federal

O levantamento do CGI.br também apontou que há maior presença de acesso à internet em 92% das escolas de Ensino Fundamental e Médio no Brasil -- aumento de 10% em relação a 2020.

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Escolas localizadas em regiões com grandes desafios de conectividade, como áreas rurais, têm obtido mais acesso à rede, passando de 52% para 81% e, entre as escolas municipais, de 71% para 89%.

8 em cada 10 escolas têm internet na sala de aula

O estudo também mostra que 82% das escolas municipais conectadas têm acesso à rede na sala de aula. Em 2020 era 60%.

  • Nas áreas rurais, a proporção passou de 61% em 2020 para 82% em 2023. Já entre as áreas urbanas subiu de 69% para 81%.

  • entre as escolas que não têm acesso à internet (8%), os motivos que levam à falta de conexão à rede são a falta de infraestrutura de acesso à internet na escola (66%); falta de infraestrutura de acesso na região onde a escola se localiza (63%); e o alto custo de conexão.

  • O levantamento mostrou também o aumento de gestores escolares que mencionaram a falta de energia elétrica como principal motivo de não haver conectividade, passando de 17% para 32% em quatro anos.

Escolas mais equipadas

Em 90% das escolas de Ensino Fundamental e Médio têm ao menos um computador (tablet, notebook ou desktop). Nas instituições de ensino de áreas urbanas, a proporção é de 99% e nas áreas rurais, de 75%.

  • Entre as escolas municipais, 84% contam com ao menos um dispositivo, número superado pelas escolas estaduais (97%) e particulares (99%).

  • 62% destas escolas contam com computadores para uso dos alunos em atividades de ensino

  • Nas áreas rurais, a proporção é de 39% e nas municipais 49%.

  • nas escolas estaduais, 84% declaram possuir ao menos um dispositivo disponível para os alunos, superando as escolas particulares nesta mesma condição com 74%.

“Embora os dados de conectividade nas escolas evidenciem avanços concretos na disseminação do acesso à Internet e na presença de computadores nos estabelecimentos educacionais, ainda é possível observar desafios relacionados ao uso desses recursos pelos alunos. Tais desafios podem aprofundar as desigualdades de acesso a oportunidades entre os estudantes de diferentes grupos sociais”, avalia Barbosa.

Mais escolas usam ferramentas digitais

Escolas aumentaram a restrição de o uso de celular e Wi-Fi por alunos fora do ambiente de ensino | Agência Brasil
Escolas aumentaram a restrição de o uso de celular e Wi-Fi por alunos fora do ambiente de ensino | Agência Brasil

O levantamento mostrou que houve um aumento da digitalização das atividades pedagógicas e da gestão das escolas de Ensino Fundamental e Médio.

  • 96% das escolas estaduais contam com "diário de classe" online ou sistema digital de matrícula, notas e controle de frequência. Maior que a proporção entre as escolas particulares (76%) e municipais (77%).

  • Entre 2020 e 2023, aumentou a quantidade de escolas do Ensino Médio e Fundamental com perfis nas redes sociais -- passando de 64% para 73% --- com destaque para escolas rurais (29% para 46%) e municipais (47% para 60%).

  • No entanto, o uso de redes sociais para fins educativos recuou entre 2020 e 2023, mas o uso para divulgação de atividades realizadas pelos estudantes (59% para 67%) e vídeos e fotos dos alunos (51% para 63%) se tornou mais frequente.

  • As escolas públicas municipais (53%) e estaduais (71%) passaram a divulgar mais suas atividades nas plataformas sociais, como a publicação de vídeos e fotos dos estudantes com perfil. Em 2020 o dado era 38% e 56% respectivamente.

+ Crianças com mais de 7 anos passam ao menos 2 horas por dia no celular

Uso de Zoom, Teams e Classroom

O estudo do CGI.br também mostra que 62% das escolas usam ao menos uma plataforma educacional do mercado como Zoom, Microsoft Teams ou Google Classroom.

  • Escolas estaduais (81%) têm mais adesão a esse tipo de ferramenta, depois vêm as instituições particulares (73%), principalmente nas áreas urbanas (73%), alunos do Ensino Médio (86%) e, as escolas municipais em que 51% dizem usar ao menos uma destas plataformas com os estudantes.

  • Já entre as escolas em áreas rurais o índice de uso é menor, com 43%, onde parte destas escolas usam redes sociais para distribuir conteúdos educacionais (30%) e também fazem a interação com alunos, pais e responsáveis (35%), mostrando uma estabilidade entre as edições 2020 e 2022 da pesquisa.

A pesquisa TIC Educação é realizada desde 2010 pelo Cetic.br para investigar o acesso e uso das tecnologias em escolas de Ensino Fundamental e Médio pelo país.

Na edição 2023, realizada entre agosto de 2023 e abril deste ano, 3001 escolas participaram do levantamento e as entrevistas foram feitas por telefone, assistido por computador.

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