Israel abre fogo em Gaza e seis palestinos são mortos, dizem autoridades locais
Militares israelenses afirmam ter reagido a uma ameaça no norte da Faixa de Gaza; mortes ocorrem um dia após o anúncio de cessar-fogo

SBT News
com informações da Reuters
As Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmaram ter aberto fogo nesta terça-feira (14) contra suspeitos que se aproximaram de suas tropas no norte da Faixa de Gaza. Segundo os militares, a ação ocorreu após os indivíduos cruzarem um "limite" estabelecido durante a retirada israelense inicial, prevista no acordo de cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos.
Autoridades de saúde em Gaza relataram que pelo menos seis palestinos foram mortos em dois incidentes separados, que envolveram disparos israelenses no enclave.
“Mais cedo hoje, vários suspeitos foram vistos cruzando a linha amarela e se aproximando das tropas da IDF no norte de Gaza, uma clara violação do acordo”, afirmaram os militares em um comunicado no X (antigo Twitter). “Após várias tentativas de distanciá-los, os suspeitos se recusaram a obedecer, levando as tropas a abrir fogo para dissipar a ameaça.”
Na mesma publicação, a IDF pediu aos moradores de Gaza que sigam as instruções e mantenham distância das tropas.
+ Hamas entrega quatro corpos de reféns israelenses mantidos em Gaza
O episódio aconteceu menos de 24 horas depois de o Hamas libertar os últimos reféns israelenses vivos de Gaza e de Israel enviar ônibus com detidos palestinos de volta para casa, como parte do acordo de trégua.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou na segunda-feira (13) o fim de uma guerra de dois anos que abalou o Oriente Médio.
+ Após assinatura de acordo, Trump diz que reconstrução de Gaza começa agora