Mundo

Após assinatura de acordo, Trump diz que reconstrução de Gaza começa agora

Presidente dos EUA defendeu desmilitarização do Hamas; documento foi assinado durante cúpula internacional sobre o acordo de paz, organizada pelo Egito

Imagem da noticia Após assinatura de acordo, Trump diz que reconstrução de Gaza começa agora
Mediadores Egito, Catar e Turquia assinam com Trump documento sobre acordo de cessar-fogo em Gaza | Reuters/Suzanne Plunkett/Pool
• Atualizado em
Publicidade

Mediadores do Egito, Catar e Turquia assinaram nesta segunda-feira (13) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um documento sobre o acordo de cessar-fogo em Gaza.

O documento foi assinado durante uma cúpula internacional sobre o acordo de paz, organizada pelo Egito, em Sharm El-Sheikh, no Mar Vermelho.

Trump declarou que o período de guerra chegou ao fim e que a reconstrução de Gaza começa agora. O republicano lamentou a morte de diplomatas durante o conflito, agradeceu o papel dos mediadores e elogiou a atuação de outros países que contribuíram para o avanço das negociações.

O republicano defendeu a desmilitarização do Hamas e destacou que, com o acordo, foi possível evitar uma nova guerra em escala global. Segundo ele, o retorno dos reféns e o avanço nas operações de recuperação de corpos simbolizam a realização do que muitos consideravam impossível.

"Ninguém pensou que poderiam acontecer com o acordo histórico que acabamos de assinar. As orações de milhões finalmente foram atendidas. Como você sabe, os reféns foram devolvidos, e o trabalho continua em relação, infelizmente, aos corpos. Juntos, alcançamos o que todos diziam ser impossível, finalmente temos paz no Oriente Médio", afirmou Trump.

Nesta segunda-feira (13), o Hamas concluiu a libertação dos reféns vivos que eram mantidos na Faixa de Gaza. O processo ocorreu em duas etapas: a primeira envolveu sete pessoas e a segunda, outras 13. Os corpos de 28 reféns que morreram em cativeiro também foram entregues pelas autoridades do grupo. Israel repassou 20 reféns ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha, como parte das medidas previstas no acordo.

+ Em Israel, Trump afirma que cessar-fogo em Gaza é "amanhecer histórico de um novo Oriente Médio"

+ VÍDEO: veja o reencontro de reféns israelenses com familiares após serem libertados pelo Hamas

+ VÍDEO: prisioneiros palestinos soltos por Israel são recebidos por multidão na Cisjordânia

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade