Incêndios se espalham por Turquia, Grécia e Albânia
Bombeiros combatem chamas após altas temperaturas na região do Mediterrâneo

SBT News
com informações da Reuters
Bombeiros lutam nesta segunda-feira (28) para apagar incêndios florestais em três províncias separadas da Turquia, na Grécia e perto de um resort turístico na Albânia, alimentados por ventos fortes após dias de calor intenso na região do Mediterrâneo.
Uma fumaça pairou sobre a província montanhosa de Karabuk, no Mar Negro, 200 quilômetros ao norte da capital turca, Ancara, enquanto um incêndio florestal que se alastrava pelo sexto dia forçava a retirada de mais de uma dúzia de vilarejos na região.
Na província de Bursa, no noroeste do país, três bombeiros morreram no domingo quando o veículo onde estavam caiu, informou o Ministério das Florestas da Turquia, nesta segunda-feira (28). Autoridades locais disseram que outras 3.600 pessoas foram retiradas de seus vilarejos no sul do país, nas províncias de Mersin e Antalya.
+ Brasil sai novamente do Mapa da Fome da ONU
Ondas de calor intenso
A Turquia registrou dezenas de incêndios florestais nas últimas semanas com o aumento das temperaturas. Verões quentes e secos são comuns na região do Mediterrâneo, mas ondas de calor mais intensas contribuíram para o fogo.
Na Grécia, foram mais de 44 incêndios florestais nas últimas 24 horas, informou o corpo de bombeiros. Na ilha de Kythera, no sul do país, ventos fortes reacenderam um foco de queimada iniciado sábado. Em Atenas, bombeiros controlaram rapidamente um incêndio que começou na base do Monte Hymettus, perto de um campus universitário.
Na Albânia, mais de 900 bombeiros auxiliados pelo Exército lutam para controlar um incêndio florestal que se aproxima da cidade litorânea de Saranda e de resorts turísticos no sul do país. Treze pessoas foram presas por crimes de incêndio criminoso nos últimos três dias, segundo a polícia.
+ Petrobras anuncia redução de 14% no preço do gás natural, a partir de agosto