Francês encontra barras de ouro avaliadas em mais de R$ 4 milhões ao construir piscina em casa
Tesouro foi descoberto em jardim particular; segundo autoridades, achado é legal e ficará com o morador

Antonio Souza
Um morador de Neuville-sur-Saône, pequena cidade localizada na região leste da França, teve uma surpresa milionária ao cavar o jardim de casa para construir uma piscina.
Durante a escavação, ele encontrou cinco barras de ouro e várias moedas antigas, avaliadas em cerca de 700 mil euros, o equivalente a mais de R$ 4 milhões.
+ Presidente do México diz que assédio sexual deveria ser crime em todo o país
De acordo com o jornal local Le Progrès, o ouro estava enterrado em sacos plásticos, o que preservou as peças em perfeito estado.
O homem, que não teve a identidade revelada, havia comprado o imóvel há cerca de um ano e iniciou as obras sem imaginar que encontraria um verdadeiro tesouro sob o solo.
O que diz a lei francesa
Após encontrar o ouro, o morador notificou a prefeitura, que encaminhou o caso à Diretoria Regional de Assuntos Culturais (DRAC), órgão responsável por analisar se o material tinha valor arqueológico ou origem ilícita.
As autoridades comprovaram que o ouro não havia sido roubado e não tinha relevância histórica, portanto o homem pôde ficar com todo o tesouro.
+ Cientistas encontram 'ar mais antigo' da Terra preservado em bolhas de gelo, com 6 milhões de anos
Ainda segundo o portal local, o antigo dono da casa morreu, e ninguém sabe quem enterrou o ouro no local nem quando ou por que motivo.









