EUA: 4 em cada 10 eleitores dizem estar "extremamente preocupados" com violência após eleições
Temor acontece por conta da invasão ao Capitólio em 2021 por apoiadores de Donald Trump
A preocupação com a violência política está aumentando nos Estados Unidos com a aproximação das eleições presidenciais. Segundo pesquisa da Associeted Press, quatro em cada 10 eleitores registrados disseram estar "extremamente" ou "muito" preocupados com tentativas violentas de anular o resultado do pleito.
O temor acontece devido ao ocorrido em 6 de janeiro de 2021, quando apoiadores do ex-presidente e candidato republicano Donald Trump invadiram o Capitólio para tentar anular a vitória de Joe Biden nas eleições do ano anterior. O ato resultou na morte de cinco pessoas e deixou mais de 140 policiais feridos.
Como Trump foi apontado como o principal incentivador do ato, por alegar falsas fraudes eleitorais, muitos eleitores temem que o republicano não ceda caso perca para a vice-presidente e candidata democrata Kamala Harris. Apenas um terço dos 1.072 entrevistados afirmou que Trump aceitará os resultados.
+ Trump assistiu à invasão do Capitólio bebendo refrigerante, diz procurador
A mesma preocupação não se aplica a Harris. Quase 8 em cada 10 eleitores disseram acreditar que a vice-presidente aceitará os resultados e cederá se perder a eleição, incluindo uma sólida maioria de eleitores republicanos.
Queima de urnas
Na segunda-feira (28), duas urnas eleitorais com votos foram incendiadas em Portland, no Oregon, e em Vancouver, em Washington. O FBI assumiu a investigação e disse que materiais recuperados dos dispositivos incendiados indicam que os casos podem estar relacionados.
+ Trump faz comício com mensagem final de campanha em Nova York
As urnas incendiadas fazem parte de um sistema de votação alternativo, utilizado por oito estados e pelo Distrito de Columbia, que permite aos eleitores enviar suas cédulas por correio ou depositá-las em urnas distribuídas pela cidade. Apesar da eleição só ser em 5 de novembro, alguns estados, onde a logística ou a distância podem dificultar a participação no pleito, contam com a votação antecipada.