Trump faz comício com mensagem final de campanha em Nova York
A cidade de maioria democrata recebeu eleitores republicanos que lotaram o Madison Square Garden
Nova York - O local que recebe os grandes jogos da temporada e os shows de astros da música foi o palco do comício com mensagem final de Donald Trump a nove dias das eleições presidenciais nos Estados Unidos (EUA) . Logo cedo, o entorno do Madison Square Garden já tinha a segurança reforçada e a rua Trinta e um com a Oitava Avenida recebeu uma multidão. Três jovens que vieram de Chicago para o comício afirmaram que veem em Trump uma oportunidade para a retomada do poder econômico. Um senhor colombiano estava na fila com a esposa e disse que fez sua escolha há algum tempo.
Eram sete da noite quando Donald Trump subiu ao palco acompanhado de Melania. “Kamala Harris está permitindo a imigrantes de oitenta e um países violarem nossas leis. Há muitos vindo da Venezuela, muitos do Congo”, disse o republicano.
+Temos o poder de decidir o destino da nossa nação, diz Kamala na Filadélfia
"Vou acabar com a inflação, vou acabar com a invasão no nosso país e trazer de volta o sonho americano. Nosso país vai ser maior, mais rico e mais forte que nunca antes visto”, disse Trump. O republicano ainda prometeu levar aos Estados Unidos os melhores acordos na ciência, tecnologia e corrida espacial. “Isso vai ser a nova era de ouro. Isso vai acontecer muito rápido. O futuro na nossa nação está nas suas mãos”, disse.
Trump foi antecedido no palco por Elon Musk. O empresário tem sido um dos maiores apoiadores da campanha republicana e iniciou há alguns dias um sorteio diário de cheques de um milhão de dólares para os que assinarem uma petição a favor da Constituição feita pelo comitê que apoia. A atitude vem sendo questionada pelo governador da Pensilvânia e por juristas.
Também estiveram no palco no Madison Square Garden o líder da Câmara, o deputado Mike Johnson. “Estivemos nos estados vermelhos e azuis e falo o que acontece. Estou convencido que nos próximos nove dias vamos ganhar a maioria na Câmara e Senado e vamos mandar Donald Trump de volta à Casa Branca”, disse Johnson.
Vivek Ramaswamy, empresário que foi pré-candidato republicano à presidência, entrou no palco muito aplaudido. “Vamos promover a maior deportação em massa dos Estados Unidos e isso não é racismo, é colocar ordem e fazer valer as leis”, disse Ramaswamy, nascido em Ohio e filho de pais indianos.
+Ex-presidente da Bolívia Evo Morales diz que sofreu ataque a tiros e divulga vídeo
Nikki Haley que também foi pré-candidata e apoia Trump e JD Vance disse que no dia cinco de novembro os americanos vão escolher entre o voto por mais guerras ou o voto para o homem que quer acabar com as guerras. Robert K F Júnior, que por um período concorreu de forma independente, também discursou.
JD Vance, candidato a vice na chapa com Donald Trump, prometeu um país com juros menores e alimentos mais baratos. “Na administração de Trump era possível fazer uma compra maior e tínhamos uma fronteira mais segura”. Vance ainda disse: “Tentaram tirá-lo do cargo quando presidente, com processos de impeachment, tentaram prendê-lo”, se referindo a Trump.
Jaime Florez, diretor da campanha republicana para o eleitor latino, falou sobre a escolha do Madison Square Garden para o discurso final do candidato à presidência do partido. “Por aqui passaram grandes líderes, este é o legendário cenário daquela canção 'Happy Birthday to You' com o presidente Kennedy, várias convenções tanto Republicanas como Democratas também aconteceram aqui”, disse. Florez ainda afirmou: “Ele [Trump] é o nova-iorquino emblemático, mas ao mesmo tempo temos que reconhecer que os Democratas têm dominado tanto a cidade quanto o estado por muito anos. O fato de estarmos aqui com este apoio popular tão grande, com o Madison Square Garden cheio, apresenta um apoio significativo”.
As eleições americanas acontecem no dia cinco de novembro.