"Estou desapontado, mas não terminei com ele", diz Trump sobre Putin
Presidente dos EUA vem criticando impasse do líder russo nas negociações para acabar com a guerra na Ucrânia

Camila Stucaluc
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a expressar seu descontentamento com o impasse da Rússia nas negociações de cessar-fogo na Ucrânia. Em nova declaração, na terça-feira (15), o republicano afirmou que está “desapontado” com o presidente Vladimir Putin, mas que “ainda não terminou com ele”.
+ Trump diz que EUA enviarão sistemas de defesa aérea à Ucrânia
"Estou desapontado com ele [Putin], mas não terminei com ele. Mas estou desapontado com ele. Sei que teremos uma ótima conversa. Eu direi: 'Isso é bom, acho que estamos perto de fazer isso' [chegar ao acordo para acabar com a guerra], e então ele derrubará um prédio em Kiev”, disse Trump, em entrevista à BBC.
O presidente norte-americano vem tentando mediar um acordo de cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia desde janeiro deste ano, quando voltou a assumir a Casa Branca. Uma trégua de 30 dias já chegou a ser aceita por Kiev, mas não obteve resposta de Moscou — que segue avançando no território ucraniano.
Trump disse que Putin passou a impressão de que o fim da guerra estava nos planos da Rússia “quatro vezes diferentes”, mas horas depois voltou a realizar ataques na Ucrânia. Segundo o republicano, nos telefonemas, o líder russo disse também querer a paz, mas que “causas profundas” do conflito deveriam ser resolvidas primeiro.
+ Trump ameaça Rússia com tarifa de 100% se guerra na Ucrânia não acabar em 50 dias
É o caso do desejo da Ucrânia de aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A expansão da aliança militar pelo Leste Europeu é vista como uma ameaça à segurança nacional pelo Kremlin, uma vez que quase todos os países fronteiriços já pertencem ao bloco. O país também critica a forte presença do Ocidente na região, pois prejudica sua esfera de influência.