Envio de tropas ocidentais à Ucrânia pode levar à Terceira Guerra Mundial, alerta Putin
Presidente russo já havia ameaçado países com uso de armas nucleares
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou, na noite desse domingo (17), que o envio de tropas ocidentais à Ucrânia pode "empurrar" o mundo para uma Terceira Guerra Mundial. A declaração foi dada durante discurso de vitória eleitoral em Moscou, onde Putin recebeu 88% dos votos para continuar como líder do país pelos próximos seis anos.
+ Desgaste da guerra na Ucrânia é evidente e pode levar a 'trégua sem paz'
"Está claro para todos que isso [conflito entre a Rússia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)] será apenas um passo de distância de uma Terceira Guerra Mundial em grande escala. Acho que ninguém está interessado nisto", afirmou Putin.
A fala de Putin ocorre em resposta a uma das últimas declarações do presidente francês, Emmanuel Macron, que disse que não dispensava a possibilidade de enviar tropas terrestres à Ucrânia para auxiliar nos combates contra os russos. A iniciativa foi pensada devido à recuperação dos soldados russos, que voltaram a avançar no país.
O envolvimento direto na guerra, no entanto, foi descartado pela maior parte dos líderes da Otan. A ação fez com que Macron aumentasse o tom, dizendo para os países não serem "covardes". "É ou não é nossa guerra? Podemos olhar para o lado e deixar que as coisas aconteçam? Eu acho que não. Precisamos ser realistas sobre a situação", disse.
Os comentários geraram uma reação de Putin, que afirmou que está pronto para usar armas nucleares caso o Ocidente envie tropas à Ucrânia ou se o país sofrer ameaças ao Estado, soberania ou independência. Segundo ele, os militares já mobilizaram novas armas nucleares como precaução, algumas delas testadas no campo de batalha na Ucrânia.