Putin ameaça uso de armas nucleares se Otan enviar militares para a Ucrânia
Presidente russo diz que equipamentos são "capazes de destruir a civilização"
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ameaçou o uso de armas nucleares na guerra contra a Ucrânia. Em posição nesta quinta-feira (29), o russo afirmou que o uso dos equipamentos são “capazes de destruir a civilização”.
+ Leia as últimas notícias de temas internacionais no SBT News
A declaração veio em resposta a sugestão de que haja envio de soldados da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para a Ucrânia. Putin também atribuiu a possível escalada nuclear às ações do Ocidente.
O russo afirmou que líderes ocidentais são imprudentes e irresponsáveis, e que os países deveriam ter em mente que “também temos as armas que podem atingir alvos no seu território, e o que elas estão agora sugerindo e assustando o mundo, tudo o que levanta a ameaça real de um conflito nuclear que significará a destruição da nossa civilização.”
O envio de tropas da Otan foi citado como possibilidade no início da semana pelo presidente da França, Emmanuel Macron, que faz parte da organização. Outros líderes do grupo, como Estados Unidos e Alemanha, negaram plano para enviar soldados à Ucrânia, mas Putin insistiu na declaração.
Putin também enfatizou que as forças nucleares da Rússia estão “totalmente preparadas”, dizendo que os militares mobilizaram novas armas potentes, algumas delas testadas no campo de batalha na Ucrânia.
*Com informações da Associated Press.