Desarmamento está 'fora de discussão', diz líder do Hamas
Proposta sugerida por Trump prometia anistia aos membros do grupo que entregassem suas armas, como parte de um acordo de paz

SBT News
Um alto funcionário do Hamas afirmou, neste sábado (11), que o desarmamento do grupo palestino está "fora de discussão". A proposta, sugerida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometia anistia aos membros do Hamas que entregassem suas armas, como parte de um acordo de paz.
"A proposta de entregar as armas está fora de discussão e não é negociável", disse à Agence France-Presse (AFP) o alto funcionário, sob condição de anonimato.
+Equipes de resgate recuperam 55 corpos dos escombros de Gaza
Trump afirmou que o desarmamento do Hamas seria abordado na segunda fase do acordo de paz. A primeira fase foi acordada na última quarta-feira (8) e entrou em vigor na sexta (10).
A declaração do alto funcionário vem num momento importante para ambas as partes do conflito. Enquanto Israel começou a retirar suas tropas de Gaza, o Hamas se prepara para libertar os reféns que ainda seguem detidos nos túneis do enclave.
+Cessar-fogo entre Hamas e Israel pode trazer calma duradoura a Gaza?
O desarmamento do Hamas e a retirada das forças israelenses são considerados pontos de conflito no plano de Trump. Apesar disso, o Hamas afirmou que o "otimismo" vem prevalecendo nas negociações.
Neste sábado (11), as primeiras levas de suprimentos humanitários começaram a entrar em Gaza, que enfrenta um desabastecimento extremo, em razão do bloqueio total imposto ao enclave no início de março. Israel concordou com a entrada diária de 600 caminhões de ajuda humanitária operados pela ONU e outros doadores.