Mundo

Equipes de resgate recuperam 55 corpos dos escombros de Gaza

Operação ocorre no mesmo dia em se inicia o cessar-fogo entre Israel e Hamas; diretor de hospital afirma que uma das vítimas foi morta nesta sexta-feira (10)

Imagem da noticia Equipes de resgate recuperam 55 corpos dos escombros de Gaza
Moradores de Khan Younis caminham entre os escombros | Foto: Reuters - 10.10.2025
• Atualizado em
Publicidade

Equipes de resgate recuperaram ao menos 55 corpos dos escombros da Faixa de Gaza nesta sexta-feira (10), informou a Defesa Civil do enclave. A operação ocorre no mesmo dia em se inicia o cessar-fogo entre Israel e Hamas e o Exército israelense começou a retirar suas tropas do território palestino.

O diretor do Hospital Al Shifa, Mohamed Abu Salmiya, afirmou à agência de notícias Agence France-Presse (AFP) que 33 dos corpos foram levados a hospitais da Cidade de Gaza, palco de uma intensa ofensiva israelense antes do cessar-fogo desta sexta-feira. Segundo ele, uma das vítimas foi "alvo hoje [sexta-feira] de fogo israelense" ao norte da Cidade de Gaza, a maior cidade do enclave.

+A guerra em Gaza vai acabar? Entenda o que acontece agora com acordo entre Israel e Hamas

Israel e Hamas aprovaram, nesta semana, a primeira fase do acordo de 20 pontos proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para encerrar guerra em Gaza após dois anos. O plano estabelece que Israel deve retirar suas tropas do enclave, enquanto o Hamas tem até 72 horas para libertar todos os 48 reféns restantes.

A Defesa Civil confirmou que as tropas israelenses e os veículos blindados estavam se retirando de posições avançadas tanto na Cidade de Gaza, no norte, quanto em Khan Younis, no sul. Após dois anos de uma guerra devastadora, milhares de palestinos deslocados pelo conflito começaram a retornar às suas casas, em grande parte destruídas.

"Graças a Deus, minha casa ainda está de pé", disse à AFP Ismail Zayda, de 40 anos, na área de Sheikh Radwan, na Cidade de Gaza. "Mas o lugar está destruído, as casas dos meus vizinhos estão destruídas, bairros inteiros foram destruídos."

Publicidade

Assuntos relacionados

Faixa de Gaza
Israel
cessar-fogo
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade