Assinatura do acordo UE-Mercosul será realizada em 17 de janeiro, no Paraguai
Informação foi confirmada pela Chancelaria argentina; tratado de livre comércio avança após aval político do Conselho da União Europeia


Vicklin Moraes
O Ministério das Relações Exteriores da Argentina informou nesta sexta-feira (9) que o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul será assinado no próximo dia 17 de janeiro, durante cerimônia no Paraguai. Segundo o governo argentino, a união entre os blocos dará origem à maior zona de livre comércio do mundo.
A informação foi confirmada pelo chanceler argentino, Pablo Quirno. "Após mais de 30 anos de negociações, assinaremos um acordo histórico e o mais ambicioso entre os dois blocos no dia 17 de janeiro, no Paraguai", afirmou.
Mais cedo, nesta sexta, o Conselho da União Europeia autorizou formalmente a assinatura do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul. O aval político representa um passo decisivo após mais de 25 anos desde o início das negociações entre os blocos econômicos.
Com a decisão, os governos da UE concordaram que o tratado pode ser formalmente assinado. Na prática, o sinal verde abrange dois instrumentos. O primeiro é o Acordo de Parceria Abrangente, que vai além do comércio e inclui cooperação política, diálogo institucional e compromissos em áreas como meio ambiente, direitos humanos e desenvolvimento sustentável.
O segundo é um acordo comercial interino, criado para permitir a aplicação antecipada de parte das regras comerciais, sem a necessidade de aguardar a ratificação completa por todos os parlamentos nacionais da União Europeia.









