Mundo

Após mortes em Minneapolis, Trump diz que poderia adotar abordagem anti-imigração 'mais branda'

Presidente vem enfrentando críticas da população por ações violentas de fiscalização no país

Imagem da noticia Após mortes em Minneapolis, Trump diz que poderia adotar abordagem anti-imigração 'mais branda'
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump | White House

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na quarta-feira (4) que seu governo poderia adotar uma abordagem “mais branda” em relação à imigração no país. A declaração ocorre após a morte de dois cidadãos norte-americanos em operações de fiscalização por agentes federais em Minneapolis.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

“Aprendi que talvez possamos usar um pouco mais de brandura, mas ainda precisamos ser firmes”, disse Trump, em entrevista à NBC News. "Estamos lidando com criminosos realmente difíceis. Mas olha, eu liguei para o povo. Liguei para o governador. Liguei para o prefeito. Falei com eles”, acrescentou o presidente.

Trump vem recebendo diversas críticas devido às operações de fiscalização promovidas por agentes de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês), sobretudo na cidade de Minneapolis, em Minnesota. Os protestos começaram após a morte de Renee Nicole Good, de 37 anos, baleada por um agente federal.

Ela estava em seu veículo quando agentes do ICE realizavam operações de imigração. Autoridades afirmaram que o disparo ocorreu em legítima defesa, uma vez que a mulher teria tentado atropelar um dos agentes com o próprio veículo. A versão foi contestada pelo prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, que publicou um vídeo do momento da operação, gerando um atrito com o governo Trump.

Pouco tempo depois, mais dois casos inflamaram as manifestações: um imigrante venezuelano foi baleado na perna após ser abordado por agentes do ICE e uma criança de cinco anos foi detida. Posteriormente, um enfermeiro norte-americano, identificado como Alex Pretti, foi morto a tiros após atingir com um chute a lanterna traseira de uma viatura policial.

Em meio à revolta popular, o governo federal anunciou a retirada de 700 agentes federais do ICE de Minnesota. Trump afirmou, contudo, que a decisão não partiu dele. “Não veio de mim porque eu só queria fazer isso. Estamos esperando que eles [agentes federais] nos entreguem os assassinos que estão detidos e todas as pessoas más, traficantes, todas as pessoas más que permitimos entrar em nosso país.”

Últimas Notícias